Será de 10 euros o aumento extraordinário das pensões de reforma de valores mais baixos, a partir de agosto do próximo ano. Segundo o jornal Público, esta é a convicção dos partidos à esquerda com quem o Governo está a negociar a aprovação do próximo Orçamento do Estado, cuja proposta será entregue na Assembleia da República na próxima segunda-feira, 12 de outubro.

Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, já tinha indicado na semana passada que estava em cima da mesa um aumento das pensões a partir de agosto. Na altura, não quantificou esse possível aumento mas fonte de um dos partidos da esquerda disse ao Público que “já se tinha chegado aos dez euros em agosto”. Mais do que o valor, já que os 10 euros estão na cabeça de quem está a preparar o orçamento, o que tem sido negociado é o mês de entrada em vigor do aumento extraordinário (o que determina o impacto anual da medida no orçamento).

Também foi de 10 euros o aumento extraordinário das pensões no Orçamento do Estado de 2020, igualmente para pensionistas com um valor global de pensões até 1,5 vezes o indexante de apoios sociais (IAS), isto é, até 658 euros. Por outro lado, aumentou-se em seis euros as pensões das pessoas com pelo menos uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado entre 2011 e 2015.

A 24 “horitas” do Orçamento, Costa namora PCP e tem “esperança”. “Enquanto houver estrada para andar…”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR