No total foram 123 segundos, dois minutos e três segundos, uma eternidade em televisão, ainda maior se considerarmos o curto mês de vida de uma mosca, mas foi esse o tempo que o inseto que esta quinta-feira de madrugada ganhou a madrugada e o debate entre os candidatos a vice-presidentes dos Estados Unidos escolheu ficar pousado na cabeça de Mike Pence.

O debate, a partir de Salt Lake City, ia com uma hora de duração quando a mosca chegou — e, para muitos internautas, a aparição eclipsou tudo o resto. Quem ganhou? Kamala Harris? Mike Pence? O Twitter é unânime: K.O. técnico da mosca.

https://twitter.com/MikePenceFly___/status/1314064378799349762

Para além de se terem multiplicado quase instantaneamente as contas dedicadas à mosca, que permaneceu imóvel e em destaque no cabelo branco do número dois de Trump durante os tais longos dois minutos e três segundos, o que não faltaram foram utilizadores que fizeram questão de mencionar, de forma mais ou menos decorosa, a propensão que este tipo de inseto tem para ser atraído por fezes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/natedern/status/1314028004100788224?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1314028004100788224%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theguardian.com%2Fus-news%2F2020%2Foct%2F07%2Ffly-mike-pence-vice-presidential-debate-pink-eye

Na primeira posição dos trending topics do Twitter, a palavra mosca acabou também por ser uma das mais pesquisadas no site do dicionário Merriam-Webster.

Os apoiantes dos democratas Joe Biden e Kamala Harris aproveitaram para capitalizar a situação e as montagens também não se fizeram esperar.

A comediante Julia Louis-Dreyfus, que foi vice-presidente na ficção, lamentavelmente sem mosca, escreveu agora, foi uma das milhares de pessoas que comentaram o assunto.

Já a campanha de Joe Biden, que também já ocupou o cargo mas agora compete pelo lugar mais alto, também reagiu rapidamente e publicou dois tweets sobre o assunto, um de mata-moscas na mão (artefacto que entretanto pôs à venda — “Truth over Flies” — e já esgotou), outro com um trocadilho a apelar ao voto nas presidenciais.