O Google promete tornar mais fácil a tarefa de descobrir que música não lhe sai na cabeça, mas que só consegue trautear. Há uma nova funcionalidade na ferramenta de pesquisa do Google que permite apurar que canção está a assobiar ou a trautear enquanto usa o comando de voz.

Para testar a novidade, primeiro deve instalar o Google no telemóvel ou, se já o tiver, atualizar para a versão mais recente. Depois, tem de clicar no comando de voz, escolher a opção “Pesquisar por Músicas” e começar a trautear ou a assobiar a canção em causa durante 10 a 15 segundos. Se tiver o Assistente do Google instalado, basta dizer: “Qual é a música?” e então começar a sessão de ‘cantoria’.

Ao fim de algum tempo, surge uma lista das canções cuja harmonia melhor corresponde à forma como assobiou ou trauteou a música, assim como a percentagem de correspondência entre os dois conteúdos. Depois, basta clicar na música certa ou, se não encontrar o que pretende, clicar em “tentar novamente”.

“Hum to Search”, assim se chama a ferramenta, funciona ao identificar uma espécie de impressão digital da canção, explica a Google: “A melodia de uma música é como a sua impressão digital. Cada uma tem a sua própria identidade única. Construímos modelos de machine learning que podem combinar o trautear, o assobio ou canto com a impressão digital certa”.

A Google não é pioneira neste tipo de funcionalidades. Há sites, como o Midomi, onde já era possível pesquisar por qualquer música ao cantá-la ou trauteá-la. A própria pesquisa tradicional do Google permitia descobrir que música estaria a cantar ao utilizar o comando de voz. Mas, a partir de agora, basta um assobio para desvendar as canções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR