A Madeira assinalou este domingo oito novos casos de covid-19 e duas recuperações, totalizando agora 130 infeções ativas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que foram também sinalizadas 49 situações suspeitas.

“Hoje há oito novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 381 casos confirmados de covid-19”, esclarece o instituto em comunicado, apontando que se trata de sete casos importados – cinco provenientes do Reino Unido e dois da República Checa – e um de transmissão local, com ligação a um caso recentemente diagnosticado.

As autoridades de saúde sinalizaram duas recuperações e 49 casos suspeitos nas últimas 24 horas, dos quais 24 resultantes da operação de rastreio no aeroporto e 25 relacionados com contactos de casos positivos.

Dos 130 os casos ativos no arquipélago, 119 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são de transmissão local.

“Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 65 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e 65 em alojamento próprio”, refere o IASAÚDE, adiantando que 18.632 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe’, das quais 8.505 encontram-se em vigilância ativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 93.377 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 19:00 de hoje.

Até ao dia 25 de outubro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.841 notificações de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 1.460 não se confirmaram.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 42,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.316 pessoas dos 118.686 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.