A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) adiou a realização do seu 46.º Congresso Nacional, que começaria na quinta-feira em Aveiro, para data a definir, dada a crise pandémica, disse fonte oficial à Lusa.

“Em face de todos os constrangimentos e limitações decorrentes da atual crise pandémica, vemo-nos forçados a cancelar o nosso congresso anual deste ano”, disse fonte oficial da APAVT, quando questionada pela Lusa.

O congresso, que todos os anos junta várias centenas de agentes económicos ligados ao setor do turismo, estava previsto decorrer de 12 a 15 de novembro, de novo em Aveiro, cidade que em 2016 já tinha sido anfitriã deste evento.

“Esta foi, naturalmente, uma decisão muito ponderada e muito debatida com os nossos parceiros da cidade de Aveiro e do Turismo Centro de Portugal, tendo-se chegado à conclusão de que não há alternativas”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado também por uma nova data, a mesma fonte acrescentou que ainda não está definida, tendo em conta a crise com o ressurgimento em força da covid-19.

Em 02 de março, a APAVT revelou, na apresentação, em Lisboa, que o seu 46.º congresso em Aveiro iria ter como mote “A Modernidade de um Mundo Antigo”.

Nesse dia, o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, considerou que este ano seria a altura de se chamar a atenção “para a necessidade de se lutar pela modernidade, num mundo cada vez mais antigo”.

“Antes de tudo mais, o turismo não gosta de intolerância, não gosta de barreiras à circulação, não gosta de fronteiras fechadas, gosta de tolerância de proximidade entre os povos, de solidariedade e de alegria de viver em conjunto”, explicava Pedro Costa Ferreira, em 02 de março, antes do primeiro estado de emergência.

Para esta reunião magna do setor, estava prevista ainda, entre outros, a discussão da sustentabilidade do planeta, dos destinos turísticos, dos negócios, das políticas públicas, nomeadamente camarárias, bem como a “necessidade de gestão correta da pressão turística”.

Em 2019, foi o Funchal, Madeira, quem recebeu o 45.º Congresso Nacional da APAVT, que contou com 750 participantes.