Manuel do Carmo Gomes, epidemiologista da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou a previsão de que o pico da segunda vaga da epidemia de Covid-19 vai ser atingido entre 25 e 30 de novembro, com 7 mil casos por dia. O pico no número de óbitos chegará a meio de dezembro com entre 95 e 100 óbitos em 24 horas.
As projeções, apresentadas na reunião do Infarmed que esta quinta-feira juntou especialistas, o Presidente da República, governo e partidos com assento parlamentar, vieram das contas de Carlos Antunes, investigador da mesma faculdade, que passou a última quarta-feira a trabalhar com Manuel do Carmo Gomes nos gráficos mostrados no encontro.
Em entrevista ao Observador, Carlos Antunes resume como é que os dois especialistas chegaram à conclusão de que, ao contrário do que acontecia há cerca de um mês, o pico da nova vaga de Covid-19 já está no horizonte. Mas tudo vai depender dos números que se verificarem até sábado.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.