A Madeira registou este domingo 12 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, e 80 situações suspeitas, indicou a Direção Regional da Saúde, esclarecendo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 207.
Entre os novos infetados estão três crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Santa Cruz e Funchal, onde os planos de contingência foram ativados.
A Direção Regional de Saúde refere que outro dos casos positivos é um adulto com atividade profissional num estabelecimento de ensino em Machico, concelho onde também há registo este domingo de um profissional de saúde infetado.
O arquipélago da Madeira passa a contabilizar 779 casos confirmados de covid-19, com 207 ativos, dos quais 47 importados e 160 de transmissão local.
“Hoje há mais um caso recuperado a reportar e a região passa a contabilizar 570 casos recuperados”, refere a Direção Regional de Saúde, indicando que até à data foram registados dois óbitos associados à covid-19.
Em relação ao isolamento dos casos ativos, 33 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada, 172 em alojamento próprio e duas permanecem internadas no Hospital Central do Funchal, uma delas nos cuidados intensivos.
“No total, há 80 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, dez provenientes da operação de rastreio do Aeroporto da Madeira e 70 relacionadas com contactos com casos positivos”, indica a Direção de Saúde.
Quanto à vigilância de contactos de casos positivos, 1.296 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo, bem como 6.818 viajantes, que estão a ser monitorizados através da aplicação MadeiraSafe.
No contexto da operação de rastreio nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 110.425 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 18h30 deste domingo.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.453.074 mortos resultantes de mais de 62,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 4.427 pessoas dos 294.799 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
DC // MLS
Lusa/Fim