O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire disse esta segunda-feira à agência Lusa que o município vai oferecer vales de descontos de 10% nas compras do comércio de proximidade para estimular a economia local.
“Com este programa toda a gente que comprar no nosso comércio local ganha 10% daquilo que gasta nas suas compras”. Esta é uma medida com “um alcance bem maior do que um concurso, porque assim todos ganham”, sustentou Paulo Almeida.
O autarca explicou à agência Lusa que todos os anos, pela altura do Natal, a Câmara de Castro Daire tem lançado um concurso em que são atribuídos prémios aos sorteados, entre os compradores do comércio local. “Após a primeira fase da pandemia avançámos com um concurso do género, como forma de apoiar o comércio local, perante tempos difíceis que afetaram o concelho”, mas “agora teríamos de fazer algo mais arrojado”, considerou.
Assim, explicou, depois de fazerem as suas as compras os cidadãos devem dirigir-se ao gabinete do empreendedor do município para apresentarem as suas faturas e receberem os ‘vouchers’ de 10% dos gastos, até ao limite de 25 euros de vales, que têm validade novamente no comércio local.
A campanha, denominada “(Des)Contos de Natal ao comprar no Comércio Local”, começa nesta terça-feira e prolonga-se até ao dia 25 de dezembro.
É uma medida que obriga a um esforço financeiro superior ao concurso, mas tendo em conta toda a situação que vivemos, estamos a redirecionar as nossas políticas públicas no sentido de apoiarmos os nossos setores económicos, famílias e instituições, nesta fase tão difícil e crítica”, defendeu.
O comércio “é um dos setores importantes do concelho”, sublinhou o autarca. Ainda a pensar no comércio, mas a englobar também as Termas de Carvalhal, geridas pelo município de Castro Daire, o presidente da autarquia adiantou que na próxima semana vai ser apresentada uma outra campanha para oferecer tratamentos termais.
“Um dos ‘ex-líbris’ do concelho, que estava em franco crescimento quando se deu a pandemia (no último ano cresceu mais de 20%)”, as Termas são “uma aposta forte” do município, que, por isso, vai promover “uma campanha para quem fizer compras no comércio local” que, “mediante os valores [gastos] terá tratamentos nas termas”, especificou.
Paulo Almeida acrescentou que, desde o início dos efeitos da pandemia no concelho, “a autarquia começou a promover iniciativas de apoio a diversos setores, porque [essa] é a essência da autarquia”. Neste sentido, referiu o apoio às instituições privadas de solidariedade social (IPSS), às famílias, quer com compras de mercearia ou de farmácia, ou até “no apoio aos agricultores, nomeadamente da produção de gado que tem um peso económico” no município.