A Jaguar acaba de apresentar a mais recente declinação do F-Type R, desta feita com uma estética exclusiva, projectada especificamente para assinalar o 60.º aniversário do icónico E-Type, que se celebra em Março próximo, recordando o momento em que o modelo surgiu pela primeira vez aos olhos do público no Salão de Genebra de 1961.

Sessenta anos volvidos, o precursor do actual roadster é homenageado numa edição limitada a apenas 60 unidades, denominada F-Type Heritage 60 Edition, com cada exemplar a ser comercializado por preços que se iniciam nas 122.500 libras esterlinas, cerca de 134.150€.

Claramente dirigida a coleccionadores, esta série especial apresenta-se quer na carroçaria coupé quer roadster, sendo que em ambos os casos há que contar com uma cor exclusiva, não disponível na paleta de nenhum outro modelo. Trata-se de um verde escuro denominado “Sherwood Green”, uma cor sólida que a Jaguar não oferece desde 1960 e que contrasta harmoniosamente com os detalhes em preto brilhante das entradas de ar do pára-choques e das pinças de travão, bem como com a fina moldura cromada que envolve a grelha frontal. A compor esta configuração estética surgem umas imponentes jantes de 20 polegadas, também elas em preto brilhante.

Produzidos na fábrica da Jaguar em Castle Bromwich, no Reino Unido, os exemplares do F-Type Heritage 60 Edition seguem depois para Warwickshire, onde recebem o tratamento da SV Bespoke, a equipa de personalização encarregada de dar um toque final aos modelos com a chancela da SVO, o departamento de Veículos Especiais da Jaguar. Isto é sinónimo não só de materiais de luxo como também de cuidados acabamentos à mão. Pelo que nos é dado a ver nas fotos do interior, o ambiente a bordo é requintado, com muitos revestimentos a pele e inserções a alumínio na consola e no tablier. Não faltam, claro, as referências à série limitada e ao número do exemplar em questão, seja nas inscrições nas soleiras das portas, na placa numerada ou no bordado dos encostos de cabeça.

De resto, técnica e mecanicamente, os argumentos desta edição limitada coincidem com os trunfos da versão mais assanhada do F-Type. Sob o capot encontra-se o mesmo V8 sobrealimentado, que passa 575 cv e 700 Nm às quatro rodas, impulsionando o desportivo britânico de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, para depois atingir 300 km/h de velocidade máxima (fasquia limitada electronicamente).

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