Doze idosos e quatro funcionários do Lar Dona Beatriz, no Porto, receberam teste positivo à Covid-19, tendo o espaço sido desinfetado por uma empresa especializada, informou esta quarta-feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, fonte da ARS-Norte confirmou um surto do novo coronavírus no Lar Dona Beatriz, onde foram realizados testes já por duas ocasiões. Atualmente são 12 os idosos e quatro os funcionários infetados, num universo de 30 utentes e 17 profissionais.

No dia 11 [sexta-feira] foram testados todos os idosos e todos os profissionais. Este rastreio resulta do facto de uma funcionária ter testado positivo. Nos resultados dos testes, identificaram-se sete casos positivos em idosos e todos os profissionais eram negativos. No dia 13 [domingo] testaram-se novamente três idosos com sintomatologia e uma profissional também com sintomas, cujos resultados foram também positivos para SARS CoV2″, lê-se na resposta remetida à Lusa.

A ARS-Norte precisou que após resultado do primeiro rastreio “foram implementadas as medidas de separação dos idosos positivos dos negativos”, bem como feita uma desinfeção dos espaços por empresa especializada. Somam-se como medidas a implementação de circuitos separados e a alocação de equipas dedicadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR