A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que o processo de vacinação na UE contra a Covid-19 vai começar entre 27 e 29 de dezembro. “É o momento da Europa”, escreveu a presidente da Comissão Europeia no Twitter.

“A 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação vai começar na União Europeia. Protegemos os nossos cidadãos em conjunto. Somos mais fortes juntos”, disse ainda na rede social.

Momentos antes, o ministro da Saúde alemão tinha revelado que a vacinação na UE começaria a 27 de dezembro, segundo a Reuters. “Na Alemanha vamos começar, se a aprovação correr como planeado, a 27 de dezembro. Os outros países da UE querem poder começar — e querem começar — a partir de 27 de dezembro”, disse o ministro Jens Spahn antes de um encontro online com a chanceler Angela Merkel e responsáveis da empresa farmacêutica BioNTech.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Portugal, ainda não é conhecida a data para o início da vacinação e a última indicação oficial apontava para início de janeiro. Quando questionado sobre o calendário, o primeiro-ministro respondeu na passada sexta-feira que os dias 4 e 5 de janeiro seriam “excelentes dias para começar”. António Costa disse então ter sugerido à Comissão Europeia que todos os países tentassem “coordenar esforços para arrancar com a vacinação todos no mesmo dia”, para garantir “que haverá imunidade de grupo em todos os países”.

Na terça-feira, no entanto, a Agência Europeia de Medicamentos anunciou que tinha antecipado para 21 de dezembro a reunião de revisão da vacina Pfizer-BioNTech contra a Covid-19. E fonte oficial europeia revelou à Reuters que a UE daria a aprovação final da vacina a 23 de dezembro.

Face a esta novidade, a Direção-Geral de Saúde garantiu que, se fosse possível ainda este ano, as autoridades portuguesas estariam prontas para antecipar a campanha: “Se isso de facto acontecer, teremos uma antecipação de oito dias em relação àquilo que é a vacinação e todo o esforço deve ser feito para que todas as questões logísticas sejam antecipadas por oito dias e certamente que os meus colegas terão isso em conta”, afirmou o subdirector da DGS, Rui Portugal, na conferência de imprensa diária.

Covid-19: regulador europeu antecipa reunião sobre aprovação de vacina para 21 de dezembro