A Zoox é uma pequena startup que se dedicou à concepção de um veículo urbano destinado ao transporte de passageiros, em que estes apenas têm de pedir para aceder a bordo (e pagar) através de uma aplicação. Foi fundada em 2014 e cinco anos depois seria processada pela Tesla por ter recrutado uma série de funcionários do fabricante de automóveis, que levaram consigo elementos do sistema de condução autónoma. Realizado um acordo extra judicial, a Zoox regressou ao activo, continuando a desenvolver o seu veículo, bem como o seu sistema de condução autónoma.

A empresa tornou-se mais conhecida em Setembro de 2020, quando foi adquirida pela Amazon por mais de 1,2 mil milhões de dólares. A entrada do gigante do e-commerce mais não fez do que acelerar a concretização do curioso projecto do veículo de transporte público, que conta com uma bateria com uma capacidade mais que generosa, de 133 kWh, ultrapassando mesmo a maior à disposição dos Model S e X da Tesla (100 kWh). Se este acumulador é pesado e caro, oferece por outro lado a vantagem de conseguir circular 16 horas, em meio urbano, sem necessidade de parar para recarregar.

Com 3,63 metros de comprimento, aproximadamente o mesmo de um Renault Twingo, o micro-autocarro eléctrico da Zoox começa por surpreender por não necessitar de condutor, uma vez que nem sequer possui volante ou pedais. Contudo, para maior capacidade de manobra, possui rodas direccionais à frente e atrás, com os seus dois motores a permitirem-lhe circular com a mesma facilidade tanto para a frente, como para trás. No interior há espaço para quatro adultos.

Recorrendo a sensores, câmaras, radares e quatro LiDAR, instalados nos quatro cantos do veículo, o Zoox é um dos veículos autorizados a percorrer as ruas e estradas californianas sem condutor, o que é mais fácil por se deslocar em zonas pré-determinadas, por isso mesmo mais fáceis de mapear. A empresa desenvolveu ainda um sistema com inteligência artificial para gerir toda a informação recolhida e evitar obstáculos.

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