O atual Presidente da República e candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou e marcou debate com o candidato apoiado pelo RIR, Tino de Rans, que ficou de fora dos 15 debates com os seis candidatos presidenciais transmitidos nas três televisões generalistas e respetivos canais noticiosos. Fonte da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa confirmou ao Observador que o debate vai decorrer em plena campanha eleitoral, a 20 de janeiro, no Porto Canal.

Em declarações à agência Lusa, Vitorino Silva, presidente do RIR (Reagir, Incluir, Reciclar), congratulou-se com a disponibilidade do Presidente da República para trocar ideias, apesar de as outras televisões lhe “terem fechado a porta”. “Esse debate está confirmado, mas também quero discutir com outros. Quem quiser debater com o ‘Tino’ pode fazê-lo no Porto Canal ou noutro sítio qualquer.”

O diretor de Informação do Porto Canal, Tiago Girão, confirmou este sábado, às 20h25, que já tinha contactado todos os candidatos à Presidência da República para participarem em debates com o Tino de Rans, a realizar depois do dia 10 de janeiro. Ao início da tarde, Tiago Girão já tinha informado, via Twitter, que o Porto Canal estava disponível para “para receber os debates não agendados com Vitorino Silva”.

Em resposta ao tweet do diretor de Informação do Porto Canal, a candidata Ana Gomes disse “alinhar” e que só “resta combinar a data”. No dia de Natal, a candidata Ana Gomes também se tinha disponibilizado para debates “com Tino de Rans ou qualquer outro candidato a Presidente da República, se tiver convite para tal de órgãos de comunicação social”. Dizia ainda que esperava que os “restantes candidatos também se disponibilizem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A candidata pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, também já tinha confirmado via Twitter, que aceitou “participar num debate com o candidato Vitorino Silva, no Porto Canal”. A candidata acrescentou: “Defendi sempre junto das TV’s a igualdade de circunstâncias para todos os candidatos”.

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, também tinha deixado o “repto à comunicação social” para que integrasse nos debates Vitorino Silva e Eduardo Baptista, defendendo que deveriam ser “reconhecidos como candidatos”.

Marcelo Rebelo de Sousa tinha prometido em julho que aceitaria debater com todos os candidatos presidenciais. O “todos” incluía não só os apoiados por partidos com assento parlamentar, mas todos os que conseguissem formalizar a candidatura junto do Tribunal Constitucional.

Marcelo, sabe o Observador, disponibilizou-se igualmente para realizar outro debate caso haja outro candidato cuja candidatura seja oficialmente aceite. Apesar de ter sido noticiado que Eduardo Batista entregou as assinaturas no Tribunal Constitucional — o que de facto ocorreu — a probabilidade dessa candidatura ser aceite é praticamente inexistente, uma vez que o próprio admitiu na sua página de Facebook que apenas fez uma entrega simbólica de 11 assinaturas.

Primeira semana do ano com 15 debates entre candidatos presidenciais

O critério seguido pelas televisões generalistas foi, numa fase em que havia vários pré-candidatos, optar por colocar frente-a-frente os seis candidatos apoiados por partidos com assento parlamentar. Depois de tudo isso já estar definido, Tino de Rans, que é líder do RIR (partido sem assento parlamentar), conseguiu entregar as assinaturas no Tribunal Constitucional e oficializar a sua candidatura. Vitorino Silva (conhecido como “Tino de Rans”) ficou em 6º lugar nas Presidenciais de 2016 (com 3,28% dos votos, num total de 152.094), a apenas cerca de 30 mil votos de Edgar Silva, o 5º classificado.

“Eu só entro em casas em que as pessoas me abram a porta. Não mando na SIC, TVI nem RTP e não vou pedir esmolas. Eles é que mandam na casa deles”, disse Tino de Rans.

Atualizado às 16h38: Eduardo Batista apenas entregou, simbolicamente, 11 assinaturas no Tribunal Constitucional, o que significa que não será aceite oficialmente como candidato.
Atualizado às 19h45: Marisa Matias confirma debate com Vitorino Silva.
Atualizado às 23h10: Porto Canal convidou todos os candidatos e Ana Gomes aceitou.
Atualizado às 23h40: declarações de Tino de Rans.