Entre os manifestantes pro-Trump que conseguiram invadir o Capitólio esta quarta-feira, durante a sessão de confirmação da eleição de Joe Biden nas presidenciais de 3 de novembro, houve um que se destacou. Com a cara pintada com as cores da bandeira norte-americana e um chapéu de pelo com cornos, Jake Angeli, um nacionalista do Arizona, invadiu o edifício enquanto gritava por um megafone e segurava uma lança. Como salientou a CNN, Angeli depressa se tornou “um símbolo do espetáculo bizarro e assustador” de quarta-feira.

Jake Angeli, de 32 anos, é um conhecido apoiante da extrema-direita do Arizona com ligações a um grupo de teorias da conspiração chamado QAnon. Os apoiantes deste grupo acreditam que um agente governamental com autorização de nível Q tem deixado pistas sobre investigações secretas que estão a decorrer em Washington. Segundo o jornal local The Arizona Republic, uma destas investigações estará relacionada com uma rede de tráfico sexual de crianças que envolve membros do governo dos Estados Unidos. De acordo com a CNN, os apoiantes do QAnon acreditam que Trump estaria a combater os envolvidos nesta rede dirigida por alegados satânicos.

Congress Holds Joint Session To Ratify 2020 Presidential Election

Jake Angeli dentro da Câmara do Senado depois de ter invadido o edifício juntamente com outros manifestantes (Win McNamee/Getty Images)

Angeli, que na sua conta de Twitter se descreve como alguém que procura a “verdade e um “servo de Deus”, “consultor espiritual e político”, “praticante de xamanismo” e “curandeiro energético”, terá descoberto estas e outras teorias através de pesquisas realizadas na internet, onde encontrou informação que confirmou aquilo em que já acreditava. Nas manifestações em que participa, procura transmitir aos outros as suas teorias. Segundo o The Arizona Republic, será por isso que pinta a cara e usa um chapéu com cornos — para chamar a atenção. Em fevereiro do ano passado, o homem de 32 anos foi visto num protesto em Phoenix, com um cartaz que dizia “Q sent me” (“O Q mandou-me”). Em novembro, foi fotografado numa demonstração a favor de Trump mesma cidade, com um cartaz com as palavras “Hold the line patriots. God wins” (“Aguentem, patriotas. Deus vence”).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários meios de comunicação norte-americanos dão conta da presença assídua de Angeli em protestos pro-Trump no estado do Arizona no último ano. Em declarações à CNN, o seu primo, Adam Angeli, descreveu-o como “um patriota” e um grande defensor dos Estados Unidos. O homem de 32 anos foi também avistado em manifestações contra o encerramento dos estabelecimentos comerciais para conter a propagação do novo coronavírus. De acordo com o The Arizona Republic, o homem de 32 anos acredita que os líderes mundiais têm conspirado para bloquear os avanços científicos para manter a situação tal como está.

Apesar de Angeli ter integrado o grupo de manifestantes que invadiu o Capitólio na quarta-feira, não terá sido detido. O correspondente nos Estados Unidos do jornal canadiano Global and Mail, Adrian Morrow, afirmou no Twitter que tinha falado com Jake Angeli e que este lhe tinha dito que a polícia tinha a certa altura deixado de tentar pará-lo e a outros apoiantes de Trump e que o deixaram em paz. “Ao fim de um bocado, ele disse que a polícia lhe pediu educadamente que saísse e que o deixaram ir embora sem ser detido.”

Mais de 50 pessoas foram detidas na sequência dos confrontos entre manifestantes e forças policiais em frente ao Capitólio, que culminou na invasão. Pelo menos quatro pessoas morreram, entre estas a mulher que foi baleada no pescoço quando os apoiantes de Trump forçavam a entrada do edifício. Uma outra mulher e dois homens morreram vítimas de “emergências médicas isoladas” perto do Capitólio, informaram as autoridades de Washington. Registam-se também 14 feridos entre os agentes de autoridade. Um deles está em estado grave, depois de ter sido “puxado para dentro da multidão e agredido”.