A ministra da Saúde, Marta Temido, preside na quarta-feira a uma reunião informal de ministros da Saúde da UE para um ponto de situação do processo de vacinação e do combate à pandemia de Covid-19, foi esta terça-feira anunciado.

Naquele que será o primeiro conselho informal da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), participam a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, e representantes da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

O encontro, que se realiza por videoconferência a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, servirá para fazer um ponto de situação das estratégias dos vários Estados-membros para a vacinação contra a Covid-19 e para o combate à pandemia.

Portugal exerce desde o passado dia 1 de janeiro a presidência semestral rotativa do Conselho da União Europeia (UE), cabendo à ministra Marta Temido presidir aos Conselhos de ministros da Saúde dos 27 ao longo dos próximos meses, que continuarão a ser dominados pelo combate à pandemia da Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.945.437 mortos entre mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo. Em Portugal, morreram 8.080 pessoas dos 496.552 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.