Ana Mendes Godinho testou positivo para a Covid-19, comunicou esta quinta-feira o gabinete do primeiro-ministro. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem “sintomas ligeiros” e encontra-se em confinamento domiciliário desde segunda-feira, tendo participado no Conselho de Ministros desta quarta-feira por videoconferência.

A governante será substituída temporariamente nas suas funções pelo Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Ministros do Ambiente e do Mar em isolamento por outros contactos

A nota emitida pelo gabinete do primeiro-ministro deu ainda conta de que outros dois membros do governo, os ministros do Ambiente e Ação Climática e do Mar, se encontram em isolamento profilático determinado pelas autoridades de saúde devido a “outros contactos”, tendo também participado no Conselho de Ministros por videochamada.

Durante a manhã desta quinta-feira, o Jornal de Notícias e TVI tinham noticiado que João Pedro Matos Fernandes se encontrava em isolamento devido a um contacto de risco, informação que tinha sido confirmada junto do gabinete do ministro do Ambiente. De acordo com o Jornal de Notícias, o governante ficará em isolamento até 19 de janeiro, próxima terça-feira.

Segundo o gabinete de António Costa, os testes à Covid-19 realizados por João Pedro Matos Fernandes e Ricardo Serrão Santos deram negativo e ambos estão a trabalhar normalmente à distância.