Uma pequena explosão numa ponte nas imediações do Capitólio fez soar um alerta de segurança no complexo, enquanto decorriam os ensaios para a tomada de posse de Joe Biden. Uma primeira mensagem enviada pelas forças policiais aos funcionários pedia que ninguém se aproxime do Capitólio e que, quem já está no interior do edifício, se afaste de portas e janelas.

O motivo seria uma “ameaça de segurança externa”, aponta Manu Raju, correspondente sénior da CNN no Congresso: “Nenhuma entrada ou saída é permitida em qualquer edifício do Complexo do Capitólio”, reportou o jornalista a partir do Twitter. Vito Maggiolo, do Departamento de Bombeiros de Washington D.C.., já veio indicar que o fumo avistado no Capitólio é de um pequeno incêndio que deflagrou numa tenda às 10h14, mas já foi extinto.

As imagens captadas no interior do Capitólio e na zona exterior, onde se ensaiava a cerimónia de empossamento do novo presidente norte-americano, mostram as movimentações dos militares destacados no local após o ataque a 6 de janeiro. Mostram também a Guarda de Honra a correr para o interior do edifício principal e a Guarda Nacional a correr para o exterior, posicionando-se para enfrentar a suposta ameaça.

Vito Maggiolo garante, no entanto, que a resposta ao incêndio foi, afinal, “mínima” e que era “praticamente um não-incidente”. Uma segunda mensagem da Polícia do Capitólio indica que o incidente “já foi contido”, mas que o pessoal continua confinado no edifício e aconselhado a manter-se afastado das portas e janelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR