Um total de 30 utentes e 12 funcionários de um lar numa freguesia rural do concelho de Évora estão infetados com Covid-19, revelou segunda-feira o presidente da câmara municipal.

Surgiu mais um surto, agora no lar da Boa Fé, com 30 [utentes] e 12 trabalhadores infetados”, indicou o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca, o surto foi detetado no lar do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Boa Fé, na área da União das Freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé. Esta estrutura residencial para idosos “tem boas instalações” e foi possível “fazer a separação” entre os utentes que estão infetados e os que fizeram teste com resultado negativo, indicou Pinto de Sá.

Foi feita uma desinfeção da zona que recebeu os utentes que não estão infetados”, referiu, assinalando que uma brigada de intervenção rápida também já entrou na instituição para prestar apoio aos residentes.

O presidente do município previu “um aumento de casos na população” nesta freguesia e nas localidades vizinhas, frisando que existem “relações de trabalho, familiares e outras” entre Boa Fé e São Sebastião da Giesteira, no concelho de Évora, e São Brissos e Santiago do Escoural, no vizinho concelho de Montemor-o-Novo.

De acordo com o autarca, alguns dos utentes do lar da Boa Fé já “sobreviveram” ao novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, porque foram anteriormente residentes do lar da Quinta da Sizuda, também em Évora, que enfrentou um surto em setembro de 2020: “Esperamos que estes estejam imunizados”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR