O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, afirmou esta terça-feira ter relatos de pessoas que “alugam” animais para os levar a passear à rua, conseguindo assim um pretexto para furar a obrigatoriedade de ficar em casa.

Em videoconferência de imprensa, Costa Gomes disse ainda que haverá animais que chegam a ser “obrigados” a irem à rua três vezes por dia, pela mão de pessoas diferentes, apesar de darem sinais de estarem “cansados de passear”.

“É uma série de expedientes que as pessoas usam, a ser verdade é lamentável”, referiu o autarca de Barcelos, aludindo mesmo a “uma criatividade um bocadinho estranha” e a “uma imaginação terrível”.

Num apelo à responsabilidade individual, Costa Gomes disse ser fundamental que cada um faça a sua parte, ficando em casa sempre que possível.

Na videoconferência de imprensa, o autarca fez um balanço da pandemia de Covid-19 no concelho, dando conta da existência de 1.536 infetados com o novo coronavírus.

“Cidadãos foram apanhados com uma trela pela mão”, revela o presidente da Câmara de Cascais

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, afirmou na segunda-feira à TVI24 que no domingo, dia de voto antecipado, “houve cidadãos que foram apanhados com uma trela pela mão, em que não tinham animal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estavam a dizer que estava dentro das exceções passear o animal. Mas não levavam animal. E quando se perguntava respondiam que o mesmo tinha fugido”, acrescentou o autarca.

https://www.facebook.com/122059941234310/videos/876232066530220/

Carlos Carreiras sublinha que existem vários abusos das pessoas, principalmente na zona marginal do concelho, quebrando assim as regras de confinamento.

O apelo da autarquia às autoridades para encerrar os paredões não foi suficiente para “conter que muitos [cidadãos] decidissem incumprir, afastar as baias e cortar as fitas”.

Isto não vai lá se cada um de nós não tiver uma consciência de que a nossa liberdade, que a nossa forma de ultrapassarmos a pandemia, passa muito pela nossa própria responsabilidade”, afirmou o presidente da Câmara de Cascais.

O Governo aprovou esta segunda-feira em Conselho de Ministros medidas adicionais ao confinamento geral decretado no passado dia 15. A proibição de circulação entre concelhos vai voltar a ser aplicada aos fins de semana no território continental e fica proibida a venda ou entrega ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não alimentar.