No momento em que a Cupra confirma os rumores que apontam para o desenvolvimento de uma versão com 400 cv do Formentor, com motor 2.5 de cinco cilindros sobrealimentado, Wayne Griffiths, o CEO da marca desportiva da Seat, decidiu abrir o jogo em relação ao seu primeiro veículo eléctrico. O el-Born, que será introduzido no mercado ainda este ano, partilhará a base e mecânica do VW ID.3, mas será mais desportivo, como já aqui tínhamos antecipado.

Apesar de recorrer à plataforma MEB, a estrutura modular que vai estar ao serviço das marcas do Grupo Volkswagen, o el-Born manterá a filosofia da Cupra, que se preza por produzir veículos desportivos, da atitude à estética. De acordo com Griffiths, para ser mais rápido na aceleração e facilitar as ultrapassagens, o Cupra possuirá um botão que incrementará a potência durante um período de tempo limitado, à semelhança do que acontece com o Porsche Taycan. E, para reforçar ainda mais o prazer de condução, a marca espanhola está a desenvolver versões mais potentes do seu eléctrico, provavelmente com dois motores para assegurar as quatro rodas motrizes.

Além da potência, o el-Born persegue um comportamento mais eficaz em condução desportiva. Para isso, irá recorrer a um sistema de travagem mais adaptado a um uso intensivo, da mesma forma que a direcção terá uma afinação específica, para transmitir um maior feeling a quem está ao volante.

O argumento final do el-Born, para atrair quem deseja um carro eléctrico com mais raça, é o Dynamic Chassis Control Sport, um sistema de suspensão que muda a lei do amortecimento, permitindo que o Cupra seja mais duro e eficiente numa utilização mais extrema, para de seguida continuar a ser confortável para passear com a família. Griffiths afirmou, numa entrevista à Top Gear, que já teve oportunidade de conduzir o el-Born e o ID.3 e constatou que o Cupra tem uma atitude que faz a diferença.

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