A antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou a atual bastonária de desrespeito pela profissão e pelos enfermeiros num artigo de opinião publicado esta terça-feira no jornal Público. Maria Augusta Sousa defendeu que é preciso manter o legado da responsabilidade institucional e pediu desculpa pelas atitudes de Ana Rita Cavaco.

“Importa pedir desculpa a todos a quem a Enf.ª Ana Rita Cavaco, atual bastonária da minha Ordem, tem, de forma explícita, ofendido e vilipendiado, sem qualquer respeito pela profissão e pelos enfermeiros que diariamente desempenham, com dedicação e profissionalismo, o compromisso de ser enfermeiro”, escreveu.

Maria Augusta Sousa classificou ainda de “inaceitável” o comportamento da atual liderança da OE e apontou para a necessidade de um procedimento disciplinar a Ana Rita Cavaco, que inclua a definição de “consequências para a continuidade do mandato”.

“Os factos tomaram a proporção pública e numa linguagem que não pode ser aceite, no quadro do respeito pela deontologia que rege a profissão, é expectável que o Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, sem necessidade de qualquer apresentação de queixa, abra o necessário procedimento disciplinar”, defendeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR