A quarta edição dos Dias da Indústria, o principal evento anual da Europa sobre a indústria, inicia-se em várias cidades da União Europeia, em formato digital, e prolongar-se-á até ao dia 26 de fevereiro.

O evento, que em 2020 teve de ser cancelado devido à pandemia de Covid-19, regressa agora em formato virtual, num programa repleto de ‘workshops’, palestras, apresentações de negócios, podcasts, entre outros, a partir de vários países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, que recebe, em Amarante, uma conferência subordinada ao tema “Competitividade da UE no cenário competitivo global em mudança”.

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, e o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, irão marcar presença na conferência de abertura desta quarta edição, que incidirá sobre a aceleração da dupla transição ecológica e digital e as alterações do panorama competitivo global. Além disso, nesta edição será feito ainda um balanço do atual contexto económico e social devido à pandemia em todos os ecossistemas industriais. Esta iniciativa assume-se como uma oportunidade de diálogo entre interlocutores e cidadãos de toda a Europa sobre o futuro da indústria no bloco comunitário, podendo ainda contribuir para a atualização da nova estratégia industrial europeia.

A Comissão Europeia, que organiza este evento em conjunto com partes interessadas da indústria, pretende assim demonstrar como os ecossistemas industriais europeus estão a moldar o futuro digital da Europa e a tornar a indústria europeia neutra em matéria de clima até 2050, bem como a competitividade da UE num cenário global em mudança.

Desde a primeira edição em 2017, os Dias da Indústria estabeleceram-se como a principal plataforma da Comissão Europeia para um diálogo aberto com as partes interessadas sobre o quadro industrial, visando assegurar que as políticas industriais a nível europeu, nacional, regional e local trabalhem em conjunto para permitir à industria europeia criar empregos, crescimento e inovação na Europa. De acordo com uma nota da organização, “em 2019 o evento juntou mais de 1500 participantes de toda a UE“, entre os quais “uma grande variedade de partes interessadas, desde líderes industriais à sociedade civil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR