A Câmara de Ansião vai substituir toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas LED, num investimento de quase 1,2 milhões de euros que visa melhorar a eficiência energética. Numa nota de imprensa, este município do distrito de Leiria anuncia que “viu aprovada a candidatura para substituição da iluminação pública de todo o concelho por luminárias LED”.

Submetido no âmbito do apoio FEDER/Fundo de Coesão à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas, o projeto prevê um investimento total de 1.185.610 euros, com uma comparticipação de cerca de um milhão de euros”, adianta a autarquia.

A intervenção consiste “na substituição das luminárias atuais, equipadas com lâmpadas convencionais de vapor de sódio, por luminárias mais eficientes, com tecnologia LED, permitindo uma melhoria do desempenho energético da iluminação pública, através da utilização racional de energia, da redução das emissões de dióxido de carbono e do consumo energético, que se estima ser superior a 60% do consumo atual“.

O município acrescenta que se prevê o arranque dos trabalhos em meados deste ano para ficarem concluídos no final de 2022. “Esta intervenção vem concretizar uma das metas do executivo municipal na implementação de políticas promotoras da utilização sustentada da energia, contribuindo para a defesa do meio ambiente“, acrescenta a mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa informação enviada à Lusa, a Câmara refere que “serão substituídas 5.495 luminárias” e explica que o consumo atual é de 2.098.805 kWh/ano, o que representa um custo de cerca de 500 mil euros. O consumo futuro estimado é de 806.971 kWh/ano, na ordem dos 300 mil euros, pelo que o ganho previsível é de cerca de 220 mil euros.

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, explicou que “esta candidatura foi realizada ainda pelo anterior executivo, no âmbito da estratégia da CIMRL [Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria]”.

A análise a estas candidaturas estava ligeiramente atrasada, pelo que só agora houve aprovação”, esclareceu. O autarca destacou ainda a importância do investimento pela “sustentabilidade, eficiência e ganhos” que dele advêm, no sentido de um “município mais verde e mais amigo do ambiente”.