A agência espacial norte-americana, NASA, divulgou novas imagens do robô Perseverance em Marte onde podem ser vistas a superfície rochosa e as colinas do Planeta Vermelho, depois de há três dias ter lançado algumas ainda sem correção de cor.

NASA revela novas imagens coloridas de Marte (mas antes da correção de cor)

A NASA divulgou agora um vídeo na rede social Twitter  e na plataforma Youtube onde conta com a análise de especialistas e membros da missão espacial Jim Bell (investigador principal da câmara Mastcam-z, que permite tirar fotografias com grande qualidade a alta velocidade), Elsa Jensen (da empresa tecnológica Malin Space Science Systems) e Kjartan Kinch (do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga).

No vídeo, o investigador Jim Bell fala num “banquete para os olhos” e compara as fotografias do Perseverance com “10 vezes mais resolução” do que as das missões Viking, de 1976, que tiraram fotografias a preto e branco a Marte, imagens pouco detalhadas devido à tecnologia da época. Por sua vez, Elsa Jansen explica como foram tiradas e processadas as fotografias que chegaram ao público. O investigador da Universidade de Copenhaga, Kjartan Kinch, falou em alguns detalhes mais técnicos das fotografias, como os “alvos de calibração” e os efeitos das mudanças de cor provocadas pelas condições atmosféricas e pelo sol, à semelhança do que acontece na Terra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “Mars Perseverance Rover” arrancou em julho de 2020 com a missão de investigar um antigo delta de um rio marciano e pesquisar por sinais de vida, como os micróbios. Durante a sua permanência em Marte, o Perseverance recolherá imagens, rochas e pó do planeta para investigar a sua geologia e clima. Esta missão, segundo a NASA, “abre caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho”.

O robô aterrou no dia 18 de fevereiro numa manobra em V que envolveu o lançamento para a superfície de Marte do seu escudo-térmico e paraquedas (que continha uma mensagem secreta), numa operação fotografada pelo “Mars Reconnaissance Orbiter”.

Paraquedas do “Perseverance” que pousou em Marte continha mensagem secreta