Já começou a operar no nosso país a Moon, uma empresa especializada na oferta de sistemas de carregamento para baterias de veículos eléctricos e híbridos plug-in, com equipamentos de todos os tipos de potência, tanto em corrente contínua (DC) como alterna (AC). As potências de carga podem oscilar entre 2,3 kW e 300 kW, com soluções para residências, condomínios, empresas e via pública, com ou sem ligação à internet.
A Moon é uma marca da Porsche Holding Salzburg (PHS), a mesma empresa que adquiriu a SIVA e que está integrada no Grupo Volkswagen. Curiosamente, o grupo germânico também possui uma empresa com o mesmo tipo de oferta, a Elli, mas é a Moon que propõe os seus serviços e equipamentos nos mercados em que a PHS é o importador.
Os diferentes tipos de equipamentos disponíveis para aquisição podem ser vistos no site em português da Moon, ainda que sem preços. Contudo, se pretender ter uma ideia aproximada, pode sempre consultar o site internacional. A nova empresa representada pela SIVA visa concentrar todas as operações em torno dos veículos recarregáveis, analisando as condições da rede em casa do cliente ou empresa, para depois sugerir a melhor opção, proporcionando assistência e financiamento.
Além da wallbox para montar em casa, a Moon pode igualmente fornecer painéis solares e acumuladores residenciais, vulgarmente conhecidos como baterias estacionárias, que tanto podem armazenar a energia gerada pelas células fotovoltaicas durante o dia, como carregar durante a noite para depois alimentar a casa (e potencialmente recarregar um veículo eléctrico) nos períodos de pico, quando o preço do kW aumenta.
Além dos postos de carga em DC para a via pública, ou para alimentar as frotas das empresas, cujas potências oscilam entre 50 e 300 kW, a Moon disponibiliza pontos DC inteligentes destinados em zonas em que a rede não tem capacidade para fornecer mais do que 50 kW. Retirando energia da rede a apenas 50 kW, estes pontos de carga rápida conseguem depois fornecer até 150 kW, tudo porque possuem no seu interior baterias que armazenam energia quando não estão a ser solicitadas, para depois a fornecer quando é preciso.
A Moon, que já tem licença para agir como operador de postos de carga, pretende vir a construir uma rede própria de fornecimento de energia, que poderá arrancar apoiada nos concessionários das diferentes marcas do grupo. Os carregadores, apesar da portuguesa Efacec ter sido a empresa a fornecer à Volkswagen AG os primeiros dois postos de carga a 350 kW, são fabricados na Alemanha e em Itália.