O caso do falso plano de desconfinamento, da autoria do consultor Carlos Macedo e Cunha, está a ser alvo de inquérito pelo Ministério Público. A informação foi dada ao Observador pela Procuradoria Geral da República que afirma que a queixa “foi remetida ao DIAP de Lisboa, onde deu origem a um inquérito”.

O Departamento de Investigação e Ação Penal está, assim, a investigar o documento que circulou nas redes sociais a 25 de fevereiro e que mereceu um desmentido oficial do gabinete do primeiro-ministro que, nesse mesmo dia, fez saber que ia avançar com uma comunicação junto do Ministério Público, considerando tratar-se de “uma adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”.

Fact Check. PDF que circula com desconfinamento a partir de março é verdadeiro?

Na altura, o consultor Carlos Macedo e Cunha alegou ter enviado o documento que fez a um “grupo fechado de amigos” e que “alguém se aproveitou indevidamente do facto de ter pegado naquele template” que usou “enquanto versão pré-draft”.

Carlos Macedo Cunha faz parte do ThinkTank informal “INFO | Covid-19” e já publicou artigos de opinião no Observador e no jornal Público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR