Dois dias após a polémica entrevista dos duques de Sussex, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado, citado pela Sky News, onde afirma que as acusações racistas de que Meghan Markle fala em conversa com Oprah Winfrey são “preocupantes” e vão ser investigadas.

Archie não podia ter título de príncipe mas não era por causa da cor da pele

Na entrevista emitida na madrugada de domingo pela norte-americana CBS, a duquesa de Sussex alega que no seio da família real britânica houve discussões internas sobre o quão escura seria a pele de Archie. A denúncia não foi atribuída a nenhum membro em particular, mas horas depois coube a Oprah Winfrey explicar que a rainha e o marido não foram responsáveis por tais afirmações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto estive grávida, assistimos a conversas sobre ele não vir a ter segurança, sobre o facto de não receber um título e ainda sobre quão escura a pele dele podia ser quando nascesse, tudo ao mesmo tempo”, disse Markle no decorrer da entrevista.

Meghan viu a sua saúde mental em risco, enquanto a família questionava “quão escuro seria Archie”. As 12 revelações na entrevista a Oprah

Um porta-voz do palácio diz agora que “toda a família está triste ao saber como os últimos anos foram desafiantes para Harry e Meghan”. As questões levantadas, em particular aquelas relacionadas com a raça, “são preocupantes”, “são levadas muito a sério e serão tratadas pela família em particular”. No comunicado é ainda referido que algumas “recordações” do que foi dito podem “variar”, ainda que isso não invalide a seriedade do assunto. O porta-voz acrescenta ainda que Harry, Meghan e Archie serão sempre “membros muito queridos da família”.

A casa real britânica demorou a reagir à entrevista bombástica, que até teve direito a comentários de Hillary Clinton e da própria Casa Branca, que elogiaram a coragem dos duques ao falar abertamente sobre a saúde mental. De acordo com o The Times, um comunicado preparado pelo Palácio de Buckingham, focado no amor da família real pelos duques de Sussex, foi inicialmente recusado pela rainha na noite de segunda-feira, isto depois de Isabel II ter passado o dia a ter reuniões de emergência com os príncipes Carlos e William (o duque de Edimburgo permanece no hospital).

“Horror”, “consternação” e reuniões de emergência. Rainha pede mais tempo para responder a entrevista

Na entrevista com Oprah, os duques de Sussex defenderam a ideia de que deixaram o Reino Unido também devido ao racismo, afirmando ainda que a “Firma” falhou Meghan perante as suas fragilidades psicológicas.

Esta terça-feira, Carlos foi pela primeira vez visto em público após a conversa entre os Sussex e Oprah, sendo fotografado em Londres no decorrer de uma visita a uma clínica de vacinação em formato pop-up do Serviço Nacional de Saúde britânico. Questionado sobre a polémica entrevista, o príncipe de Gales, de máscara, permaneceu em silêncio.