A entrevista que os duques de Sussex deram a Oprah Winfrey continua a ecoar e a provocar reações: a mais recente pertence a Thomas Markle, pai de Meghan, que em declarações ao programa “Good Morning Britain” acusa a filha de silêncio e de fazer ghosting à família que “diz não conhecer”.

Emitida na norte-americana CBS na noite de domingo, a entrevista de Harry e Meghan continua a dar que falar pelas bombásticas declarações, incluindo a revelação da duquesa de que terá tido pensamentos suicidas quando estava grávida de Archie. “Se soubesse que ela tinha problemas psicológicos, estaria lá para ela… O maior problema aqui é que ela fez ghosting a praticamente toda a família, do lado da mãe e do pai… Ela não tinha ninguém a quem contar, ela ter-nos-ia se nos tivesse mantido”, alega Thomas Markle no “Good Morning Britain”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conhecer o estado de saúde mental da filha via entrevista deixou Thomas, de 76 anos, “perturbado”. “Como disse, teria sido fácil ela falar comigo ou com o resto da família que ela diz não conhecer…”

“Estou muito desiludido. Eu pedi desculpas por isto, pelo que aconteceu, pelo menos 100 vezes… Nunca ouvi de volta do Harry e da Meghan”, diz Thomas, no que parece ser uma referência às polémicas fotografias que encenou em conjunto com um paparazzi — a situação antecedeu o mediático casamento dos duques, a 19 de maio de 2018, no qual coube ao príncipe Carlos levar Meghan ao altar. O pai da duquesa comenta ainda o que diz ser o “outro lado da moeda”, isto é, o facto de ninguém ter protegido os membros da família de Meghan que eram “atacados todos os dias pela imprensa”. “Ninguém estava lá para cuidar de nós.”

Na entrevista do último domingo, Oprah questiona Meghan sobre se se sentiu traída quando descobriu que o pai tinha trabalhado com os tabloides. A duquesa explicou como tentou que o pai admitisse o que tinha feito, embora sem sucesso. “Eles [os tabloides] perseguiram a minha mãe e nunca a ouvimos dizer uma palavra que fosse”, defendeu Meghan, condenando a atitude do pai.

Procurando defender-se, Thomas diz que “todos cometemos erros”, mas que “ao menos nunca me vesti de Hitler” — o duque foi forçado a pedir desculpas publicamente depois de ter sido fotografado a usar um uniforme Nazi numa festa em 2005. O pai de Meghan faz ainda uma referência ao evento de 2012, em Las Vegas, quando Harry decidiu participar num jogo que juntou strip ao bilhar — o príncipe levou o desafio muito a sério e acabou por ser fotografado completamente nu, agarrado a uma mulher desconhecida.

Meghan viu a sua saúde mental em risco, enquanto a família questionava “quão escuro seria Archie”. As 12 revelações na entrevista a Oprah

O pai da duquesa vai mais longe e afirma que colabora com a imprensa porque não recebe quaisquer notícias de Harry ou Meghan, casal que atualmente vive nos Estados Unidos à semelhança de Thomas. Questionado pelo jornalista Piers Morgan sobre porque continua a falar com a imprensa, a resposta do entrevistado é perentória: “Porque eles não estão a falar comigo. Quando eles decidirem falar comigo, eu paro de falar com a imprensa”.

Considerando as discussões sobre “quão escura” seria a pele de Archie, no seio da família real, Thomas Markle desvaloriza a situação e espera que se trate apenas de “uma questão idiota”. “Estou a supor e a esperar que seja apenas uma questão idiota de alguém. Pode ser assim tão simples como alguém ter feito uma pergunta estúpida ao invés de ser um racista total.”

O pai de Meghan aproveita ainda o palco mediático para criticar a filha e o marido desta por a entrevista ter sido transmitida numa altura em que o duque de Edimburgo continua no hospital. “Considerando a idade da rainha e a idade de Philip, eles certamente deveriam ter esperado ou tentado esperar.”

“Nunca parei de amar a minha filha. Nem sempre concordo com as coisas que os meus filhos fazem, mas nunca parei de os amar… Ela pode estar chateada comigo (…), mas eu continuou a ser o seu pai”, defende.