A primeira fase de abertura de escolas acontece já na próxima semana. Mas só no final de abril é que toda a atividade escolar estará totalmente retomada. O plano de desconfinamento do país anunciado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro prevê três datas para um regresso faseado às aulas, suspensas desde o final de janeiro.

 15 de março. Será o primeiro regresso às aulas. Além de abrirem as creches, também o pré-escolar e o 1.º ciclo retomam as aulas presenciais — bem como os ATL para as mesmas idades;

5 de abril. Juntam-se os alunos do 2.º e 3.º ciclos e abrem os ATL para as mesmas idades;

19 de abril. Retoma o ensino secundário e o ensino superior.

António Costa explicou que o programa para regressar à escola é “gradual” e não segue “rigorosamente” a recomendação dos especialistas, que propunham que na segunda-feira abrissem apenas creches e jardins de infância — já que também o 1.º ciclo vai abrir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esse regresso será acompanhado de um “programa de testagem massiva”, assegurou o primeiro-ministro, sem adiantar mais detalhes: “Vamos aproveitar este regresso à escola para lançar um programa de testagem massiva, que está programado e que já foi anunciado, para poder detetar no momento em que as pessoas regressam aos estabelecimentos de ensino possíveis focos que existam de infeção”.

O calendário para desconfinar em quatro fases