789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tribunal Constitucional prepara-se para chumbar lei da eutanásia

Este artigo tem mais de 3 anos

Maioria dos juízes inclinada para travar morte medicamente assistida. Marcelo tinha pedido fiscalização preventiva da lei. Decisão final é votada no início da próxima semana.

Lei foi aprovada, no Parlamento, em janeiro. Marcelo pediu fiscalização preventiva
i

Lei foi aprovada, no Parlamento, em janeiro. Marcelo pediu fiscalização preventiva

ANTONIO COTRIM/LUSA

Lei foi aprovada, no Parlamento, em janeiro. Marcelo pediu fiscalização preventiva

ANTONIO COTRIM/LUSA

Os juízes do Tribunal Constitucional preparam-se para chumbar o diploma que despenaliza a eutanásia. A decisão final só será tomada no início da próxima semana, apurou o Observador, mas a inclinação da maioria dos juízes será mesmo para não deixar passar a lei que foi aprovada pelo Parlamento no início deste ano.

A informação foi confirmada pelo Observador junto de várias fontes que acompanham o processo: na composição atual do Tribunal, haverá uma maioria que já se terá expressado contra o diploma e que até terá ido, na argumentação, mais longe do que Marcelo Rebelo de Sousa, quando enviou as suas dúvidas sobre a constitucionalidade da lei ao TC. Falta agora confirmar a votação, numa reunião plenária agendada para o início da próxima semana.

Quando o TC recebe um pedido de fiscalização preventiva — ou seja, antes de a lei ser promulgada, como neste caso — o processo é distribuído a um juiz, que apresenta um memorando, e esse memorando é discutido pelos magistrados, sendo então votada a orientação do tribunal. É nesta altura que se percebe para onde pende a maioria dos juízes. Depois disso, já com essa orientação definida, é elaborado um projeto de acórdão, que é depois discutido e votado em plenário (é esse passo que deve ser dado no início da próxima semana).

Este é mais um obstáculo a uma lei que já enfrentou vários: em 2018, os projetos apresentados por PS, Bloco de Esquerda, PEV e PAN acabaram chumbados por pouco, numa série de votações cruzadas que deixou o diploma dos socialistas — o que ficou mais perto da aprovação — a apenas cinco votos de passar no Parlamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já depois das eleições legislativas de 2019, estes partidos, a que se somou o Iniciativa Liberal, voltaram a apresentar projetos para legalizar a morte medicamente assistida e conseguiram uma margem de aprovação confortável (mais de 40 votos de diferença).

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República enviou a lei para o Tribunal Constitucional a 18 de fevereiro

HUGO DELGADO/LUSA

O obstáculo seguinte foi Marcelo: a 18 de fevereiro, já depois de ser reeleito para um segundo mandato em Belém, o Presidente da República enviou a lei para pedir a sua fiscalização preventiva ao Tribunal Constitucional. O tribunal teria, então, um prazo de 25 dias, que termina na segunda-feira, para se pronunciar.

Ora Marcelo optou por uma solução criativa: em vez de recorrer ao argumento sobre o direito à vida (o artigo 24º da Constituição estabelece que o direito da vida é “inviolável), o presidente e constitucionalista preferiu concentrar-se no uso que a lei faz de “conceitos altamente indeterminados”, como o de “sofrimento intolerável”, e apontar a “total ausência de densificação do que seja lesão definitiva de gravidade extrema”. Ou seja: Marcelo duvida da forma como, na prática, se determinarão conceitos indefinidos na hora de decidir quem pode recorrer à eutanásia.

No texto em que justificava o pedido de fiscalização preventiva, o presidente especificava que o seu requerimento não ia no sentido de perceber se a eutanásia, “enquanto conceito, é ou não conforme a Constituição”. Marcelo queria, sim, perceber se “a concreta regulação da morte medicamente assistida operada pelo legislador” nesta lei em concreto, que resulta de um consenso alcançado entre todos os partidos que apresentaram projetos no Parlamento, “se conforma com a Constituição, numa matéria que se situa no ‘core’ dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, por envolver o direito à vida e a liberdade da sua limitação, num quadro de dignidade da pessoa humana”.

Se a maioria dos juízes do TC confirmar a inclinação que já expressou e chumbar a lei, ou parte dela, na próxima semana, os partidos poderão voltar a apresentar uma nova versão do diploma para tentar contornar o chumbo. No entanto, é a argumentação que o próprio TC usar que vai definir a margem de manobra com que os partidos poderão contar, na esperança de virem a obter um resultado diferente.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora