Está a ser testado um novo modelo de radar na Ponte Vasco da Gama, segundo confirmou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) ao Observador. Trata-se de radares que medem a velocidade média a que os veículos andam entre dois pontos da estrada. Caso seja aprovado, este equipamento vai ser instalado no viaduto.

Trata-se de testes de um equipamento de controlo da velocidade média, que decorrem no âmbito da competência da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, para aprovar equipamentos de controlo e fiscalização do trânsito”, esclareceu esta entidade ao Observador.

Com o objetivo de expandir o locais de controlo de velocidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), está prevista a instalação de 50 novos locais de controlo de velocidade: 30 de fiscalização da velocidade instantânea e 20 de fiscalização da velocidade média. A ANSR adianta que estes locais de controlo de velocidade estão “previamente selecionados”, mas a “lista é provisória e poderá sofrer alterações” — a Ponte Vasco da Gama pode vir a ser um deles.

O reforço dos atuais 60  locais de controlo de velocidade do SINCRO foi aprovado no final de julho do ano passado em Conselho de Ministros. “Os novos radares introduzirão em Portugal o controle de velocidade média entre dois pontos, e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”, explicava a ANSR em comunicado à data.

Na mesma nota, a ANSR adiantava já sete locais para instalação dos novos radares: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra e IC8 na Sertã. “A seleção dos locais de instalação dos novos radares teve como pressuposto, entre outros fatores, o nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”, justificava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR