O papa Francisco vai também visitar Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude, que decorre em 2023 em Lisboa, revelou esta sexta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após uma audiência privada na Cidade do Vaticano.

Foi, como tinha sido há cinco anos, uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. […] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude”, disse o chefe de Estado.

Falando aos jornalistas portugueses em Roma, depois da audiência privada na Cidade do Vaticano, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o encontro correu muito bem porque deu, em primeiro lugar, para falar da visita histórica do papa Francisco ao Iraque, do seu significado, das perspetivas que se podem abrir não apenas em termos dos cristãos que vivem no Iraque, mas sobretudo da pacificação no Médio Oriente, que é um tema muito importante, com a nova administração americana e com a evolução recente naquela região do globo”. “Depois falou-se bastante da Europa, da União Europeia nesta fase da vida, da pandemia, da crise económica e social, da recuperação”, assinalou. Notando que o sumo pontífice está em “grande forma física e psíquica”, Marcelo Rebelo de Sousa relatou que o papa está, ainda assim, “naturalmente preocupado com os efeitos sociais da crise” gerada pela pandemia de Covid-19. “Também se falou de África e a Santa Sé acompanha meticulosamente o que se passa na CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e em, particular, o que se passa em Moçambique, e falámos da América Latina e, em particular, da Venezuela”, adiantou.

O Presidente da República foi na manhã desta sexta-feira recebido em audiência privada pelo papa Francisco, na Cidade do Vaticano, em Itália, cumprindo a tradição de há cinco anos, quando também se deslocou à Santa Sé.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa precisou à imprensa que ofereceu ao papa uma obra sobre a igreja de São de Roque, enquanto Francisco lhe ofereceu uma lembrança por antecipação do oitavo ano do seu Pontificado, uma imagem e várias obrigas […] devidamente autografadas”.

Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro à primeira volta, com 60,67% dos votos expressos, Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse para um segundo mandato perante a Assembleia da República na terça-feira, numa cerimónia com assistência reduzida, devido à Covid-19, em que o núncio apostólico, embaixador da Santa Sé em Portugal, representou todo o corpo diplomático.

No seu primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a estar com o papa Francisco em maio de 2017, aquando da sua visita apostólica de menos de 24 horas a Portugal, por ocasião do centenário de Fátima, que disse acompanhar como Presidente e “como peregrino”. Em janeiro de 2019, participou no Panamá na Jornada Mundial da Juventude, com o papa Francisco, e após ser anunciado que a próxima edição deste encontro católico seria em Portugal, em 2022, assumiu “uma grande vontade” de se recandidatar a Presidente da República para estar em funções nessa ocasião.

A visita é “um reconhecimento da importância que Fátima tem para o mundo”, diz Diocese de Leiria-Fátima

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima considerou esta sexta-feira que a intenção do papa Francisco de visitar Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa em 2023, é um reconhecimento da importância de Fátima para o mundo.

(…) A intenção do papa é, certamente, um motivo de orgulho para todos os cristãos do nosso país e mais um reconhecimento da importância que Fátima tem para o mundo inteiro”, afirma António Marto numa declaração enviada à agência Lusa.

Na mesma declaração, o bispo António Marto adianta que “a Diocese de Leiria-Fátima congratula-se com a possibilidade da visita do papa Francisco a Fátima por ocasião da Jornada Mundial da Juventude que irá realizar-se em Lisboa em 2023, comunicada pela Presidência da República”.

Neste momento é apenas uma expectativa dependente da programação daquele que é o maior evento mundial de encontro de jovens”, ressalva o bispo.

O papa Francisco esteve no Santuário de Fátima, pela primeira vez, em maio de 2017, numa visita de menos de 24 horas, para presidir às cerimónias do centenário dos acontecimentos de Fátima e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria. Esta foi a sexta visita de um papa ao Santuário de Fátima.

Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) foram os anteriores pontífices a visitar Portugal. A JMJ é o maior evento organizado pela Igreja Católica. O anúncio da escolha de Lisboa para receber a JMJ foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá. Nesse dia, na sua conta no Twitter, o papa escreveu: “A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022”.

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de Covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano. Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).

Turismo do Centro encara a visita do papa a Fátima como “extraordinária notícia”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, disse esta sexta-feira que a anunciada visita do papa Francisco é “uma extraordinária notícia” para o turismo da região e do país.

É uma notícia que renova a esperança de o setor do turismo, em Portugal, voltar a ter o seu lugar no mundo”, declarou Pedro Machado à agência Lusa.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro realçou que cada visita do papa a um país representa em média, localmente, “um milhão de turistas a mais” no ano seguinte. A vinda a Portugal do líder da Igreja Católica, em 2023, traduza também “um renovar da confiança nos valores humanos que o papa Francisco representa”, afirmou.

Conferência Episcopal também destaca importância que Papa Francisco dá a Fátima

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa destacou esta sexta-feira a importância que o Papa Francisco dá a Fátima e à devoção mariana, ao comentar a deslocação a este santuário por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2023 em Lisboa.

Fátima tem uma projeção no mundo católico, em todo o mundo, que é muito grande. Reconhecemos a importância que o Papa dá a Fátima e à devoção a Maria. Não simplesmente no espírito de devoção a Maria, mas aquilo que significa o papel e a importância da mulher na Igreja que ele tem realçado”, afirmou José Ornelas, também bispo de Setúbal, à agência Lusa.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou não ter ficado surpreendido com este anúncio, que “era esperado”, admitindo que a maioria dos jovens que irá a Lisboa quererá ir a Fátima.