Está na moda mudar de logotipo, não de forma radical mas com pequenos toques e acertos, que lhe permitam um ar mais jovial, como no caso da VW ou da Nissan, ou então mais rétro, para as marcas que estão convencidas que o futuro passa pela recuperação do passado, estratégia seguida pela Peugeot e agora pela Renault.
Quando revelou este ano o novo Renault 5 eléctrico, herdeiro do R5 de 1972, a marca francesa equipou-o desde logo com um logotipo distinto, luminoso, o que se compreendia por se tratar de um veículo eléctrico, mas com um design que fazia recordar o emblema da Renault de 1972, exactamente o ano em que surgiu o R5. Agora vem o director do design da marca francesa, Gilles Vidal, explicar que este é o novo logotipo do construtor francês, bem como avançar com a estratégia para os próximos anos.
O novo emblema, agora apresentado, surgirá a ornamentar o primeiro capot de um Renault em 2022, sabendo-se que o novo R5 eléctrico surgirá em 2023, mas com a garantia que será adoptado por todos os novos veículos fabricados a partir de 2024.
O R5 eléctrico ocupará o lugar que hoje pertence ao Zoe, como o utilitário do construtor francês, com a gama a ser complementada por muitos outros modelos 100% a bateria, todos eles com base em plataformas específicas para este tipo de tecnologia. Veja aqui as explicações de Gilles Vidal: