Mamadou Ba, membro do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para propor soluções que combatam o racismo e a discriminação, acusa o primeiro-ministro de uma “inaceitável falta de coragem política perante a ameaça racista e fascista”. Tudo porque António Costa afirmou numa entrevista ao Público que “nem André Ventura nem Mamadou Ba representam aquilo que é o sentimento da generalidade do país. Felizmente”.

“Qualquer equiparação entre racistas e antiracistas como mero expediente político é, para além de desonesto, uma irresponsabilidade e uma inaceitável falta de coragem política perante a ameaça racista e fascista”, respondeu Mamadou Ba num artigo de opinião publicado no mesmo diário onde cita vários dados que confirmarão a percepção de que o racismo é um problema estrutural do país.

CDS-PP exige “saída imediata” de Mamadou Ba de grupo de trabalho contra o racismo

No artigo intitulado “Carta Aberta ao primeiro-ministro”, Ba diz ainda que António Costa “falhou-me a mim enquanto cidadão que tem o direto de esperar do governo do seu país que combata o racismo. (…) Mas falhou sobretudo ao país quando, em vez de assumir a sua responsabilidade, adotou uma postura de Pilatos, secundarizando a luta contra o racismo que é uma luta pela democracia”.

Mamdou Ba foi nomeado a 5 de janeiro pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, para um grupo de trabalho que visa apresentar propostas para uma política pública de prevenção e combate ao racismo e à discriminação étnico-racial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR