Elon Musk quer agora ser conhecido como o “Tecnoking” da Tesla. O fundador e presidente executivo (CEO, em inglês) da empresa de carros elétricos submeteu um registo à SEC (U.S. Securities and Exchange Commission), a comissão reguladora de valores mobiliários e ações dos EUA, a pedir isso mesmo. E não se ficou por aí: Zach Kirkhorn, o diretor financeiro da fabricante de automóveis (CFO, em inglês), passa a ser o “Mestre da Moeda” [traduzido de “Master of Coin“].

Para não haver dúvidas quanto aos cargos desempenhados pelos líderes da Tesla, no documento entregue à SEC, é referido que “Elon e Zach também manterão os seus respetivos cargos como presidente executivo e diretor financeiro“. Mesmo assim, Musk prefere agora ser tratado como o “rei tech” da Tesla, a tradução mais parecida em português do novo título de “tecnoking”.

Esta não é a primeira vez que o multimilionário — que está também por detrás de empresas como a SpaceX — dá nas vistas. No início de fevereiro, Elon Musk disse que a Tesla ia passar a aceitar pagamentos com a criptomoeda bitcoin. Nos últimos meses, o empreendedor norte-americano tem-se mostrado irreverente através da conta que detém no Twitter. Exemplo disso são as publicações que tem feito a promover a criptomoeda Doge, o que tem levado a uma subida exponencial deste ativo baseado em blockchain, que foi criado em 2013, como uma sátira à bitcoin.

Tesla planeia aceitar Bitcoins como pagamento (e comprou 1.500 milhões de dólares delas)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como conta o The Verge, esta mudança de nome pode não ser apenas uma graça, mas sim um golpe de marketing. Nos últimos dois meses, a Tesla tem vindo a desvalorizar em bolsa depois de uma subida de quase 600% em 2020.

A relação de Musk com a SEC tem sido atribulada desde 2018. Nesse ano, a reguladora puniu o technoking da Tesla por ter utilizado o Twitter por, alegadamente, manipular o preço das ações da empresa. O multimilionário chegou a um acordo com a SEC, mas teve de reconhecer que utilizou o Twitter para fazer afirmações que não eram inteiramente verdade sobre uma possível compra da fabricante de carros elétricos. Por causa desse episódio, teve de deixar o cargo de de presidente do conselho de administração (cargo não-executivo) da Tesla e pagar uma multa de 40 milhões de dólares.

Reguladora americana pede destituição de Elon Musk por tweets falsos

Em maio de 2020, Musk foi também notícia devido a títulos depois de ter divulgado que o nome do seu mais recente filho era “X Æ A-12 Musk”. Contudo, estas novidades começam a ser o quotidiano da vida de um milionário que, poucos meses depois, prometeu que ia começar a vender implantes neurais num futuro próximo.