O Governo quer vacinar já este fim de semana todos os professores e funcionários do pré-escolar e do primeiro ciclo. A notícia, confirmada ao Público por uma fonte da task force responsável pelo plano de vacinação, implica que se “tente” vacinar nesses dois dias os cerca de 78.700 professores e auxiliares que entram nesses critérios.

Segundo o mesmo jornal, o processo acontecerá em centros de Saúde, no caso dos concelhos em que haja menos de 250 pessoas a funcionar; em agrupamentos escolares, quando houver entre 250 e 500 pessoas nessa situação; e em centros de vacinação, em concelhos em que o número ultrapasse os 500.

[Vídeo: Regresso às aulas ainda sem testes nem vacinação]

Para já, na operação de vacinação marcada para este fim de semana não serão incluídos os professores da creche, que ficarão para mais tarde. Isto apesar de esta segunda-feira, dia em que arranca o plano de desconfinamento do Governo, terem regressado as aulas presenciais também para as creches, além do pré-escolar e do primeiro ciclo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta manhã, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, tinha em declarações à Antena 1 adiantado que os professores e auxiliares das escolas começariam a ser vacinados este fim de semana, referindo que o processo completo – incluindo os professores e auxiliares de todos os ciclos de ensino – deverá estender-se até ao mês de abril.

Professores e funcionários das escolas começam a ser vacinados no fim de semana

As notícias sobre vacinação são conhecidas dias depois de a Direção Geral da Saúde ter anunciado que o pessoal docente e não docente passa a ser incluído nos grupos prioritários de vacinação, o que significa que entra na fase 1 de testagem, que inclui vários grupos mais fragilizados –  pessoais com mais de 80 anos ou mais de 50 anos e insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica – e profissionais considerados essenciais. O Governo anunciou ainda uma estratégia de “testagem massiva” do pessoal docente e não docente que deverá arrancar esta terça-feira.