Os professores e funcionários das escolas vão começar a ser vacinados a partir do próximo fim de semana, nos dias 20 e 21 de março. A notícia foi revelada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esta segunda-feira, em declarações à Antena 1.

Segundo o ministro, e conforme o plano desenhado pela task force dedicada ao plano de vacinação, o processo começará no próximo sábado e continuará pelo menos até abril. Já o processo de “testagem massiva” anunciado pelo Governo a propósito da reabertura das escolas arrancará esta terça-feira, com os primeiros testes a ser feitos aos professores dos ciclos que abrem agora.

Para já, e de acordo com o plano de desconfinamento do Governo que começa a aplicar-se esta segunda-feira, abrem as creches, o pré-escolar e os alunos do 1º ciclo, do 1º ao 4º ano, assim como os ATL correspondentes a estas idades. “Vamos fazer um varrimento aos docentes e não docentes deste níveis de ensino que abrem e o mesmo faremos quando forem abertos os outros de ensino”, explicou o ministro.

“Mesmo testando esta semana e ao longo das semanas seguintes, a testagem não nos pode relaxar em todas as outras medidas que afiançaram as escolas como locais seguros”, sublinhou.

As notícias sobre vacinação e testagem são conhecidas dias depois de a Direção Geral da Saúde ter anunciado que o pessoal docente e não docente passa a ser incluído nos grupos prioritários de vacinação, o que significa que entra na fase 1 de testagem, que inclui vários grupos mais fragilizados –  pessoais com mais de 80 anos ou mais de 50 anos e insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica – ou profissionais considerados essenciais.

Ainda à Antena 1, o ministro confirmou que as máscaras não serão, pelo menos para já, obrigatórias para alunos do 1º ciclo, embora as verbas para as escolas poderem disponibilizar essa proteção tenham sido reforçadas, “por razões de prudência” e porque “muitos pais” desejam que as crianças usem mesmo máscara. Essa opção ficará a cargo de cada encarregado de educação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR