A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um “Pacto de Cidade” para a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que se traduz num documento de consenso político e compromisso de todos os partidos políticos representados.

“Este é um desafio para beneficiar a cidade e o país”, disse esta sexta-feira o presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), salientando que a candidatura tem um “espírito de abertura e de congregação”. Para o autarca, que citou o filósofo português Eduardo Lourenço, “mais importante do que o destino é a viagem”.

“Interessa-nos sobretudo o ‘day after’ (dia seguinte), o que fica desta sementeira, e não apenas um evento efémero”, sublinhou.

O presidente da Câmara frisou que, na comparação com o trabalho feito noutras preparações de candidaturas, “tem existido do lado da equipa de Coimbra uma conduta coerente, diversa, ampla e franca”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca considera que a aprovação do “Pacto de Cidade” é um “dos elementos fundamentais para o vencimento deste desafio para beneficiar a cidade e o país, num trabalho com espírito de abertura e congregação”.

O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho da candidatura, que é liderado pelo mágico Luís de Matos, depois de ouvidas as entidades e personalidades locais, tinha também sido aprovado, por unanimidade, na reunião do executivo municipal de segunda-feira.

O mágico Luís de Matos vê nesta aprovação política “um sinal de grande afirmação de Coimbra, que a abrirá ainda mais, e ao longo dos próximos meses, ao país e à Europa, numa caminhada que é, ela própria, uma prova da capacidade e envolvimento de todos dos conimbricenses”.

O grupo responsável pelo processo de candidatura recebeu ainda um voto de louvor, aprovado por unanimidade, pela Assembleia Municipal, pelo trabalho realizado “e de esperança pelo que vai fazer no futuro”.

A partir de agora, e com a cidade envolvida em uníssono, o caminho está definido para os últimos nove meses de preparação, que culminarão na apresentação do ‘Bid Book’, onde se vão reunir todas as propostas, metas, competências, investimentos e processos que pretendem elevar Coimbra ao estatuto de Capital Europeia da Cultura”, anunciou o município no final da reunião da Assembleia Municipal.