250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Os 19 concelhos (e a vizinhança) em risco de parar o desconfinamento. Veja o mapa

Há 19 concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Seis estão até acima de 240. Se continuarem assim, o desconfinamento pára também nos concelhos vizinhos. Costa pede "especiais cautelas".

i

AFP via Getty Images

AFP via Getty Images

Há 19 concelhos onde o desconfinamento pode vir a ser travado se, na próxima avaliação dos especialistas, a incidência de casos positivos de infeção pelo coronavírus se mantiver acima dos 120 em duas semanas por 100 mil habitantes, avisou esta quinta-feira o primeiro-ministro António Costa, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Treze deles têm entre 120 e 240 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas: Alandroal, Albufeira, Beja, Borba, Cinfães, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lagoa, Marinha Grande, Penela, Soure, Vila do Bispo e Vimioso. Os outros seis têm uma situação ainda mais alarmante, com uma incidência acima de 240 casos: Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira da Pena e Rio Maior.

Se a situação epidemiológica nestas regiões se mantiver assim na próxima avaliação, nem estes concelhos, nem aqueles que ficam em seu redor avançam para a terceira e penúltima fase de desconfinamento. No total, são 84 concelhos os que podem ficar retidos na segunda fase do desconfinamento caso a incidência não baixe nestes 19 municípios.

Mas, por enquanto, todo o país avançará na próxima segunda-feira para a segunda fase de desconfinamento. Portugal continua na zona verde da matriz de risco que serve de bússola ao Governo — mesmo com o R(t) cada vez mais próximo de 1 e a arrastar a cruz para mais perto da zona amarela do esquema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.