786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ronaldo, Bruno Fernandes, Bernardo, João Félix. Portugal pode perder 7 titulares com a Superliga Europeia

Este artigo tem mais de 2 anos

Caso a Superliga avance, Fernando Santos poderá não contar com sete jogadores habitualmente titulares. Adversários de Portugal no Euro2020, França poderá perder 14 jogadores e a Alemanha seis.

A seleção portuguesa em 2019. A picotado, estão os jogadores que poderão abandonar a seleção
i

A seleção portuguesa em 2019. A picotado, estão os jogadores que poderão abandonar a seleção

A seleção portuguesa em 2019. A picotado, estão os jogadores que poderão abandonar a seleção

As réplicas do terramoto que foi o anúncio da criação da Superliga já começaram a sentir-se e poderão afetar o Europeu 2020, marcado para junho e julho deste ano. Cumprindo uma ameaça da FIFA, a UEFA reafirmou que os jogadores que atuem pelos clubes pertencentes à Superliga não poderão “representar as respetivas seleções nacionais”. 

“Os jogadores que entrem nessa liga [Superliga] serão banidos de entrar em Mundiais e Europeus. Pedimos a todos que nos apoiem para garantir que isto nunca aconteça”, garantiu Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, em conferência de imprensa nesta segunda-feira, onde também descreveu a Superliga como “um disparate de projeto”.

Isto significa que jogadores como Cristiano Ronaldo (Juventus), Bruno Fernandes (Manchester United), Bernardo Silva (Manchester City) e João Félix (Atlético de Madrid) poderão vir a ser impedidos de vestir o emblema das quinas na competição europeia — e de defender o título de campeões europeus.

É claro que outras seleções também serão afetadas. Se olharmos para os adversários de Portugal no Grupo A do Euro2020, a medida, a ser aplicada, vai prejudicar a Alemanha, mas nunca tanto quanto França, que pede 14 jogadores, incluindo o capitão Hugo Lloris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seleção portuguesa pode perder dez jogadores

Tendo em conta a última convocatória, a seleção nacional poderá perder sete jogadores, incluindo o capitão da seleção nacional, Cristiano Ronaldo, que, no rescaldo do jogo com a Sérvia a contar para a qualificação do Mundial de 2022, disse nas suas redes sociais que ser “capitão da seleção é um dos maiores orgulhos e privilégios da minha vida. Dou e darei sempre tudo pelo meu país, isso não vai mudar nunca”. 

Habitualmente titulares, Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva do Manchester City poderão não vestir o emblema das quinas. De Inglaterra, também Bruno Fernandes, que joga no Manchester United, poderá ser impedido de jogar por Portugal, tal como Diogo Jota, que atua no Liverpool, e Cédric Soares, jogador do Arsenal.

Em Espanha, João Félix, a jogar pelo Atlético de Madrid, também não poderá representar Portugal em nenhuma competição europeia nem mundial. Juntam-se ainda os nomes de Trincão, do Barcelona, e de Dalot e Rafael Leão, que jogam em Itália, no A.C. Milan.

10 fotos

Seleção francesa é a mais prejudicada: pode perder 14 jogadores

França talvez seja das equipas mais prejudicadas, caso a Superliga avance e a UEFA cumpra a ameaça. Adversária de Portugal no Grupo A do Euro2020, a campeã do mundo poderá perder 14 jogadores habitualmente titulares.  

O capitão da equipa, o guarda-redes Hugo Lloris do Tottenham, não poderá vestir o emblema gaulês. A atuar em Inglaterra, nomes como Tanguy Ndombele, Moussa Sissoko (ambos do Tottenham), Kurt Zouma, Olivier Giroud (que jogam no Chelsea) e Anthony Martial e Paul Pogba (Manchester United) poderão não jogar pela seleção francesa no Europeu.

A jogar em clubes espanhóis, também poderão ser impedidos de participar no Euro2020 Raphaël Varane e Ferland Mendy, que jogam no Real Madrid. Do Barcelona juntam-se Antoine Griezmann, Ousmane Dembélé e Clément Lenglet, bem como Thomas Lemar, a jogar no Atlético de Madrid. Adrien Rabiot, que atua na Juventus, também poderá ter o mesmo desfecho.

14 fotos

Seleção alemã é a menos afetada

Outra das seleções adversárias de Portugal no Euro2020 é a Alemanha, que poderá deixar de contar com alguns jogadores mas nem todos titulares, como os guarda-redes Marc-André ter Stegen (que joga no Barcelona) e Bernd Leno (que atua no Arsenal), habituais suplentes do capitão Manuel Neuer.

Nomes como Antonio Rüdiger, Kai HavertzTimo Werner, os três a jogar no Chelsea, poderão ser impedidos de participar em competições europeias e mundiais, bem como İlkay Gündoğan, que atua no Manchester City. Apesar de já não ser titular na seleção alemã, Toni Kroos a jogar pelo Real Madrid, também não poderá vestir o emblema germânico.

7 fotos

A.C. Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham são os doze “clubes fundadores” da Superliga. A UEFA conta com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países, para combater a criação da Superliga europeia.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora