A Eslováquia decidiu expulsar três diplomatas russos, no âmbito da disputa diplomática em curso entre o seu vizinho República Checa e a Rússia, indicou esta quarta-feira o primeiro-ministro Eduard Heger.

Três membros da missão diplomática russa devem cessar as suas atividades na Eslováquia e têm sete dias para deixar o país”, precisou Heger.

Bratislava tomou esta decisão “após os acontecimentos recentes na República Checa e ter recebido informações” dos serviços de informações “que trabalham em estreita cooperação com os serviços de informações” dos aliados da Eslováquia, acrescentou.

O ministro da Defesa Jaroslav Nad precisou em declarações aos media que “as atividades das três pessoas não respeitavam as regras internacionalmente admitidas”. A República Checa e a Rússia expulsaram reciprocamente diversos diplomatas após Praga ter acusado Moscovo de organizar a sabotagem de um depósito de munições na República Checa em 2014, que provocou dois mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na terça-feira, o ministro do Interior checo Jan Hamacek pediu aos seus parceiros da União Europeia e da NATO para expulsarem diplomatas russos, numa manifestação de solidariedade com Praga no seu conflito com Moscovo.

Rússia promete responder à expulsão de três dos seus diplomatas pela Eslováquia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa declarou-se “dececionado” com a expulsão de três diplomatas russos da Eslováquia e prometeu responder a esta decisão “hostil”.

A porta-voz do Ministério, Maria Zajarova, em declarações à agência noticiosa oficial TASS, disse: “Estamos profundamente dececionados pelas ações inamistosas de Bratislava, que decidiu mostrar uma pseudo solidariedade com Praga com base em um caso fabricado”. E acrescentou: “A nossa resposta não vai tardar”.

Antes, o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, tinha afirmado que “não pode tolerar atividades de representantes de missões diplomáticas estrangeiras que não respeitam os princípios dos convénios internacionais e as leis do país”.

A decisão eslovaca foi tomada “no contexto da situação em que se encontra o espaço geopolítico” do país, disse Heger, referindo-se às tensões da República Checa e da Ucrânia com a Federação Russa.

Enquanto a Ucrânia denunciou uma concentração massiva de tropas russas na sua fronteira leste, a República Checa expulsou dezenas de diplomatas russos pela alegada participação de agentes russos na explosão de um armazém de munições em 2014.