A Peugeot anunciou a substituição do painel de instrumentos digital que usa no seu 308, por outro analógico, cujo aspecto é menos atraente e sofisticado. A opção não visou prejudicar o familiar compacto da marca, mas sim favorecer propostas com mais procura, como o popular SUV 3008, aproveitando os poucos chips que a indústria do sector tem disponíveis para fabricar os modelos que mais vendem.
O problema foi relatado à Reuters por um porta-voz da Stellantis, que confirmou que os velocímetros e conta-rotações vão passar a recorrer aos antigos mostradores com ponteiros analógicos, em vez dos ecrãs digitais onde é possível expor uma maior quantidade e variedade de informação.
Esta não é a primeira vez que a falta de semicondutores limita a produção da Peugeot, bem como das restantes marcas da Stellantis. Mas é a primeira vez, segundo um porta-voz do grupo, “em que se encontrou uma forma fácil e ágil de contornar esta limitação à produção, enquanto a crise dos chips não é ultrapassada”.
A Peugeot admite que os painéis de instrumentos analógicos deverão começar a surgir no 308 a partir do final de Maio, prolongando-se a sua utilização até ao final da produção desta geração do 308, modelo que será substituído no Outono. O novo 308 mudará de plataforma, o que lhe irá permitir passar a usufruir de duas versões híbridas plug-in e uma 100% eléctrica, o que não era possível na actual configuração.