Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

A Arábia Saudita vai impor que todos os trabalhadores que queiram voltar aos locais de trabalho, seja no setor público ou privado, só o possam fazer caso estejam vacinados.

O anúncio foi feito na passada sexta-feira pelo Ministério do Recursos Humanos e Desenvolvimento Social da Arábia Saudita, mas ainda não há detalhes de como a medida será implementada, nem de quando entrará em vigor. Nomeadamente, não se sabe que pessoas podem ser dispensadas desta obrigação por exemplo por questões de saúde, destacou o jornal Arab News.

Outra das medidas do governo para incitar à vacinação é que quem quiser viajar para o exterior — coisa que não lhes é permitido há um ano — têm de estar vacinado ou já ter estado infetado com Covid-19 há, pelo menos, seis meses, noticiou o jornal El Español. Estas regras não se aplicam a menores de 18 anos.

A Arábia Saudita ambiciona alcançar a imunidade de grupo e abriu a possibilidade a que qualquer adulto possa ser vacinado, fazendo a marcação pela aplicação Sehhaty do Ministério da Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR