A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção já terminou e foram apurados os primeiros dez finalistas para a noite de sábado, em Roterdão. Os cantores e bandas que representam Azerbeijão, Bélgica, Chipre, Israel, Lituânia, Malta, Noruega, Rússia, Suécia e Ucrânia estarão na grande final. Já os concorrentes da Austrália, Croácia, Irlanda, Macedónia do Norte, Roménia e Eslovénia ficaram pelo caminho.
Os restantes finalistas serão apurados esta quinta-feira, 20 de maio, na segunda semifinal do concurso internacional de música — juntando-se aos apurados na primeira semifinal e a Países Baixos (país anfitrião), França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido, os seis automaricamente apurados.
Portugal estará representado na segunda semifinal com a canção “Love is On My Side”, composta e interpretada pela banda The Black Mamba, que conseguiu chegar à Eurovisão ao vencer o Festival da Canção da RTP.
Conheça aqui os primeiros finalistas da edição deste ano da Eurovisão, a primeira desde 2019, dado que a pandemia do coronavírus impossibilitou a realização do concurso em 2020.
- Efendi – “Mata Hari” (Azerbeijão)
- Hooverphonic – “The Wrong Place” (Bélgica)
- Elena Tsagrinou – “El Diablo” (Chipre)
- Eden Alene – “Set Me Free” (Israel)
- The Roop – “Discoteque” (Lituânia)
- Destiny – “Je Me Casse” (Malta)
- TIX – “Fallen Angel” (Noruega)
- Manizha – “Russian Woman” (Rússia)
- Tusse – “Voices” (Suécia)
- Go_A – “Shum” (Ucrânia)
Os seis automaticamente apurados
Recorde ainda as canções dos concorrentes dos Países Baixos (país anfitrião) e de França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido, todos automaticamente apurados para a final.
- Jeangu Macrooy – “Birth of a New Age” (Países Baixos)
- Barbara Pravi – “Voilà” (França)
- Blas Cantó – “Voy a Quedarme” (Espanha)
- Maneskin – “Zitti E Buoni” (Itália)
- Jendrik – “I Don’t Feel Hate” (Alemanha)
- James Newman – “Embers” (Reino Unido)