786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Especialistas atribuem aumento de novos casos e do R(t) em Lisboa aos festejos do título do Sporting

Este artigo tem mais de 2 anos

Casos entre os mais jovens aumentaram. Lisboa é a única região com R(t) acima de 1,1. Os especialistas atribuem os número desta sexta-feira aos festejos sportinguistas. E defendem mais testagem.

R(t) nacional acima de 1 é resultado de um aumento de casos no concelho de Lisboa, que colocou o R(t) na região no valor mais alto desde janeiro
i

R(t) nacional acima de 1 é resultado de um aumento de casos no concelho de Lisboa, que colocou o R(t) na região no valor mais alto desde janeiro

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

R(t) nacional acima de 1 é resultado de um aumento de casos no concelho de Lisboa, que colocou o R(t) na região no valor mais alto desde janeiro

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

As celebrações dos adeptos do Sporting pela conquista do título há 10 dias já está a ter impacto, embora ligeiro, no número de novos casos de infeção pelo coronavírus, segundo Carlos Antunes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que está a acompanhar a evolução epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

Óscar Felgueiras, epidemiologista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e conselheiro do Governo, também considera que “é legítimo pensar que há uma associação [do aumento de casos] com os festejos”, envoltos em polémica devido ao planeamento que não evitou ajuntamentos, porque, “em rigor não é fácil explicá-lo de outra forma”.

Isto porque, para o especialista, abertura do país aos turistas, muitos dos quais chegam a partir do aeroporto de Lisboa, não justifica o aumento abrupto do número de casos e do R(t): “As regras para as viagens não essenciais só mudaram na segunda-feira. Mesmo que tenha um impacto, ele ainda não se nota hoje”, explicou.

Os dois especialistas concordam nesta análise embora a ministra Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, e a própria Direção Geral de Saúde, tenha rejeitado fazer associação à subida de casos à festa do título.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A incidência e a taxa de transmissão R(t) está a subir a nível nacional desde o dia 5 de maio, mas em Lisboa e Vale do Tejo, onde o R(t) tinha estabilizado a 11 de maio, disparou nos últimos dias. Esta sexta-feira o Instituto Ricardo Jorge anunciou que estava em 1,11, o valor mais alto desde o calculado pelas autoridades de saúde entre 20 e 24 de janeiro (1,13).

DGS. Concelho de Lisboa perto da linha vermelha. Região é a única no continente com R(t) acima de 1

Este facto, aliado à aceleração no aumento do número de casos nas faixas etárias entre os 20 e 39 anos desde 16 de maio, denuncia um “sinal” do impacto dos festejos futebolísticos do título sportinguista — depois de um jejum de 19 anos — na situação epidemiológica, consideraram os dois especialistas. Aliás, o período (dez dias depois) coincide com o da incubação do vírus.

Segundo Carlos Antunes, neste momento a incidência está a aumentar a um ritmo de 3,2% e a duplicação de casos acontece a cada 22 dias, o que pode indicar que podemos estar perante um “crescimento exponencial”. Além disso, se havia 112 casos a duas semanas por 100 mil habitantes no grupo etário dos 20-29 anos a 11 de maio, agora a incidência está nos 152 casos. E este aumento de cerca de 40% é “significativo”.

No entanto, o engenheiro considera que este não será o único fator a pesar no aumento da incidência e no R(t) nacional — que nos seus cálculos já está em 1,09, acima dos 1,03 apontados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Os efeitos do desconfinamento, com um aumento da mobilidade e dos contactos entre as pessoas (principalmente os mais jovens), também está a exercer um maior peso sobre o controlo epidemiológico.

Ainda assim, Óscar Felgueiras insiste que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a única em Portugal Continental que tem um R(t) acima de 1. O boletim do INSA aponta um R(t) de 0,98 no Norte e no Centro, 0,95 no Algarve e 0,92 no Alentejo. A única região a empurrar o país para a zona amarela da matriz de risco é mesmo Lisboa e Vale do Tejo, com esse R(t) calculado em 1,11 por aquele instituto.

O novo relatório do INSA com a monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19 confirma que o R(t) em Lisboa e Vale do Tejo sugere “uma tendência crescente, mais acentuada nesta região”. Se ela se mantiver assim, o tempo para atingir a taxa de incidência de acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 mil habitantes será de 31 a 60 dias para Lisboa e Vale do Tejo; e de 61 a 120 dias para a generalidade do país.

Mas este nível de taxa de transmissão não é homogéneo em toda a região lisboeta, continua o epidemiologista: enquanto a incidência em Lisboa e Vale do Tejo ronda os 50 casos em duas semanas por 100 mil habitantes, no concelho de Lisboa ela é já de 118 — duas a três vezes mais que nos concelhos vizinhos da Amadora (39), Odivelas (40), Oeiras (48) e Loures (37).

Taxa de incidência a 14 dias por 100 mil habitantes na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os cálculos de Carlos Antunes

Aliás, em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, só há um concelho com uma incidência mais alta do que o concelho da capital: a Golegã, que tem uma incidência de 243 casos em 14 dias por 100 mil habitantes. Mas estes números estão explicados, sublinha Óscar Felgueiras: com apenas 3.700 habitantes, basta que haja um surto com nove pessoas infetadas para a incidência disparar naquele concelho. Em Lisboa, “um ou dois surtos não bastam para justificar esta incidência”: “Teve de ser um fenómeno maior que fez disparar os números na última semana. E o único fenómeno que nos ocorre são os festejos” do Sporting.

Embora considere que este aumento não justifica um aperto das medidas de contenção, sobretudo tendo em conta que a vacinação da população contra a Covid-19 está a avançar a bom ritmo, Carlos Antunes demonstrou-se preocupado com a testagem. Segundo o especialista, Portugal está a fazer neste momento metade dos testes que fazia há um mês. É um “descoro” que não está a permitir isolar a tempo todos os casos positivos que, com o dobro da testagem, podiam ser detetados atempadamente.

O especialista diz até que esse teria sido o remédio para que os festejos sportinguistas não tivessem qualquer impacto — nem mesmo este impacto “ligeiro” — nos números apresentados esta sexta-feira tanto pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como pelo INSA: ter estabelecido uma testagem massiva, feita pelas autoridades de saúde, dos adeptos que participaram nas celebrações do campeonato para detetar precocemente qualquer surto associado à festa leonina.

Óscar Felgueiras também considera que, embora a incidência em Lisboa seja o dobro da nacional, ela continua a estar num “patamar mais fácil de controlar”. No entanto, há alertas: “Principalmente tendo em conta que se entrou numa nova etapa, com a entrada de turistas, e a capital está ligada a outras regiões, certamente merece alguma atenção”, considerou. A realização de rastreios nas freguesias lisboetas onde se verifiquem incidências mais altas, acrescenta também, será a medida mais útil para conter a epidemia.

A monitorização das linhas vermelhas também revela que a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,2% — muito longe dos 4% que são o objetivo das autoridades de saúde — por causa do decréscimo do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias. Mesmo assim, a proporção de casos confirmados notificados com atraso foi de 8,4%, mantendo-se abaixo do limiar de 10%.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora