Mais de 283.000 pessoas já assinaram uma petição para que seja proibido fumar em todas as praias de Espanha. O baixo-assinado partiu da iniciativa da associação “Nofumadores” e recorre à plataforma de petições mundial onlineChange” para chamar à atenção do Ministério da Saúde e da sua ministra Carolina Darías.

O texto que acompanha a petição argumenta que um dos elementos mais poluentes do mar são as beatas, já que contaminam até 50 litros de água devido à nicotina e ao alcatrão, e levam dez anos para se degradar, o que eleva a possibilidade de serem consumidas pelos peixes, entrando na cadeia alimentar.

A associação sem fins lucrativos relembra também que fumar é já proibido em muitas praias espanholas, apesar de ainda não haver sanções. A petição pede, assim, que se estabeleçam regras a nível nacional para facilitar a implementação destas medidas proibitivas e permitir mais praias livres de fumo em todo o país.

Apesar de a Nofumadores explicar que o objetivo seria evitar que as pessoas sejam fumadoras passivas em espaços de grandes ajuntamentos, o pedido é para que o governo nacional declare as praias lugares onde não se possa fumar na sua totalidade.

A petição ambiciona ainda que esta mudança possa chegar a mais áreas ao ar livre como piscinas, espetáculos e espaços desportivos.

O pedido, “Que todas as praias espanholas sejam espaços livres de fumo de tabaco”, permanece ainda aberto para assinaturas e faltam poucas mais de 16 mil para pisar o objetivo das 300.000.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR