O número de novos casos na Malásia por milhão de habitantes (numa média móvel de sete dias) ultrapassou a Índia, noticiou a CNBC.
O número de novos casos diários na Índia começou a subir no início de março e teve um crescimento muito acentuado durante dois meses. Agora, encontra-se numa fase descendente.
A Malásia, por sua, vez, estava a recuperar de um pico no início de fevereiro, mas na primeira semana de abril começou a aumentar de forma significativa.
No dia 23 de maio, com a Índia a descer e a Malásia a subir, registaram 185 novos casos por milhão de habitantes (numa média móvel de sete dias). Dois dias depois, a Malásia estava com 205 casos diários por milhão de habitantes e a Índia com 172.
Claro que, comparando números absolutos, a Índia, com 1,4 mil milhões de habitantes, tem mais infeções diárias que a Malásia, que tem 32 milhões de habitantes — mais de 237 mil novos casos na Índia contra cerca de 6.600 na Malásia. O que dá um total de 27 milhões de casos de infeção com SARS-CoV-2 na Índia, desde o início da pandemia, e de quase 526 mil na Malásia.
O governo da Malásia tem implementado várias medidas restritivas para tentar controlar a pandemia, mas evitou o confinamento geral. E a vacinação também não está a seguir ao ritmo desejado.
Apenas 5% da população deste país do sudeste asiático tinha recebido pelo menos uma dose até 24 de maio e 3% estão totalmente vacinadas. Na vacinação, não está tão longe da Índia que também só tem 3% das pessoas totalmente vacinas e 11% que já receberam, pelo menos, a primeira dose.