Pelo menos nove mortos e múltiplos feridos num tiroteio esta quarta-feira em San José, na Califórnia (Estados Unidos), disse o porta-voz do xerife do condado de Santa Clara, Russell Davis, numa das conferências de imprensa no local. Um dos mortos é o próprio atirador.
Tanto o atirador como as vítimas (pelo menos, a maioria) eram funcionários na central de transportes. O tiroteio teve lugar no edifício da Autoridade de Transporte do Vale de Santa Clara (VTA) onde é feita a manutenção das carruagens de metro ligeiro que servem a cidade, onde ficam guardados os comboios da VTA e é também um local que serve de interface para vários transportes, disse Russell Davis, aos jornalistas.
BREAKING: Eight people were killed in shooting at a railyard in San Jose, California, authorities say. The suspect is also dead and a number of people were injured. https://t.co/QxyPjmTWmI
— The Associated Press (@AP) May 26, 2021
A polícia de San José foi chamada ao local por volta das 6h30 (hora local, 14h30 em Lisboa), conforme informação disponibilizada no Twitter. A polícia de San José pediu que pessoas se mantivessem afastadas do local.
As autoridades foram alertadas para a presença de explosivos dentro do edifício e há robôs a verificarem o espaço sala a sala. No local estão Agentes do FBI e do Departamento Federal de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.
Units are currently at the scene of a shooting in the area of Younger Av and San Pedro St.
This is still an active scene and we ask that everyone stay out of the area while we conduct our investigation.
TOC: 6:34 AM
— San José Police Media Relations (@SJPD_PIO) May 26, 2021
O porta-voz do xerife do condado de Santa Clara, cujo gabinete fica próximo do edifício da VTA em questão, confirmou que o atirador estava morto e que a segurança das pessoas não estava em risco. Segundo o The Washington Post, Sean Webby, porta-voz do gabinete do procurador do condado de Santa Clara, disse que se acredita que o atirador se tenha suicidado.
Deputies currently on scene for an active shooter investigation in the area of 100 W. Younger Ave. SJ. Please stay away from the area. More info to follow.
— SantaClaraCoSheriff (@SCCoSheriff) May 26, 2021
O mayor de San José, Sam Liccardo, disse no Twitter que o tiroteio aconteceu num edifício da VTA — que entretanto foi evacuado —, que havia pessoas a serem tratadas e que o atirador já não representava um problema. Noutra publicação, o mayor lamenta as mortes e apresenta condolências às famílias das vítimas.
A shooting at the VTA facility on Younger St has left several people being treated, but the situation is still being assessed. The shooter is no longer a threat, and the facility has been evacuated. I will update as more information becomes available.
— Sam Liccardo (@sliccardo) May 26, 2021
Um jornalista na NBC Bay Area divulgou as primeiras imagens no Twitter.
https://twitter.com/anthonyleong83/status/1397558801855746051?s=20