Tim Berners-Lee, também conhecido como o “pai da Web”, ou “pai da internet”, vai leiloar, através da Sotheby, o código base que utilizou para pôr a funcionar o primeiro navegador de internet (ou web browser).

Para tal, conta a Fast Company, o inventor vai usar um NFT (sigla para “Non-fungible token”, algo como ficheiro infungível, em português) ou imagem digital encriptada.

A moda dos NFT. Que arte digital é esta que vale milhões de euros?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes ficheiros digitais têm tido cada vez mais popularidade na internet por serem vendidos por milhões de euros. Os NFT têm por base a tecnologia blockchain, o mesmo protocolo de transação na internet que está por detrás das criptomoedas. Teoricamente, um NFT não pode ser copiável na mesma rede.

A maioria dos NFT usa a plataforma Ethereum. Apesar de parecer esquisito, pode até já ter ouvido este nome: esta é a plataforma que está por detrás da ether, atualmente, a segunda criptomoeda mais valiosa, logo atrás da bitcoin. A tecnologia Ethereum, que foi criada para contratos inteligentes, tem tido apoio de empresas como a Microsoft ou consultoras como a EY.

O leilão do código base da World Wide Web vai começar nos mil dólares (cerca de 824 euros) e vai ser ser feito no final do mês, entre 23 e 30 de junho. Quem comprar este NFT, além poder gabar-se de ser o dono deste pedaço de história num formato digital, fica ainda com “os arquivos com data e hora originais contendo o código-fonte para a world wide web, assinados digitalmente por Sir Tim”, afirma Sotheby’s em comunicado. “O esqueleto do qual a web nasceu”, adianta a leiloeira.

Tim Berners-Lee inventou a world wide web – a principal forma moderna como usamos a internet – em 1989. O inventor propôs uma forma de vincular diferentes partes de informações armazenadas nos primórdios da internet através de hiperligações e construiu o primeiro navegador e servidor da web. Na primeira página web descreveu a ideia: “Dar acesso universal a um grande universo de documentos.”

Como conta a BBC, o dinheiro que Berners-Lee receberá poderá ser doado. Contudo, ainda não há confirmação oficial. No passado, o inventor disse que não queria lucrar com a sua invenção.

NFT. Fazem milionários, mas também ajudam boas causas: os 7 negócios mais caros da nova arte digital

Os arquivos NFT que vão ser leiloados contém as 9.555 linhas de código, incluindo implementações das três linguagens e protocolos inventados por Berners-Lee: HTML (Hypertext Markup Language), HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e URIs (Uniform Resource Identifiers), como explica a Reuters.