Entre as 15h de sexta-feira e as 06h de segunda-feira, embora se possa circular entre os 18 municípios que compõem a Área Metropolitana de Lisboa, não se pode entrar neles vindo de fora da região, nem sair dela.
Os 18 concelhos que fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa são: Alcochete, Almada, Barreiro, Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sintra, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira. Confira o mapa da Área Metropolitana de Lisboa e dos concelhos fronteiriços aqui em baixo.
No total, outros 10 concelhos fazem fronteira com pelo menos um dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa — e são, por isso, a fronteira da mobilidade do país durante o fim de semana: Alcácer do Sal, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente, Coruche, Montemor-o-Novo, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, Vendas Novas.
Dos 18 concelhos que compõem a Área Metropolitana de Lisboa, três recuam no desconfinamento e não acompanham a generalidade do país: Lisboa, Sintra e Sesimbra. Todos os outros estão entre os 20 concelhos sob alerta das autoridades de saúde ao longo desta semana.
Entre os concelhos fronteiriços, um não acompanha a generalidade do país e também vai recuar no desconfinamento (Arruda dos Vinhos) e outro fica sob alerta das autoridades de saúde ao longo da próxima semana (Sobral de Monte Agraço). Todos os outros estão na fase mais avançada do desconfinamento em Portugal.